A Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta segunda-feira (17), a vacinação das crianças contra a Covid-19. Ao todo, são 8.900 doses destinadas ao município neste primeiro momento. Seguindo orientação do Governo Estadual, a vacinação das crianças será por faixa etária, iniciando por quem tem 11 anos.

“É importante entender que essa vacina tem características próprias para essa faixa etária. Ela possui uma concentração e uma dose menor, ou seja, é um frasco identificado de uma vacina específica. Por isso é que essa estratégia foi criada”, explicou o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

A expectativa é de que sejam imunizadas 120 mil crianças de 5 a 11 anos em Goiânia. “Estruturar em sete grupos, que a cada três dias vão reduzindo a idade, é uma forma de evitar que as pessoas se aglomerem e que a vacinação seja um risco. Se possível, um responsável para cada criança é o ideal a fim de que não se comprometa a segurança das pessoas”, recomendou o titular da pasta.

Ao todo, o município vai disponibilizar 15 pontos exclusivos para aplicação da vacina pediátrica, inclusive o Centro Municipal de Vacinação (CMV). “Dentro desta estratégia, vamos conseguir vacinar algo em torno de 400 a 500 crianças por unidade. Então, assim que chegarem as novas remessas de vacina, vai sendo divulgado uma nova estratégia. Até o início da primeira quinzena de fevereiro, esse grupo já será concluído”, projetou o secretário.

Sobre a recomendação do Ministério da Saúde para que as crianças permaneçam cerca de 20 minutos após receberem a dose, Durval Predoso explicou que trata-se de algo normal. “Toda vacina que é aplicada existe um período de observação, bem como existe todo um sistema de notificação de eventos adversos. Toda vacina é acompanhada, independente de ser a da Covid”, destacou.

Vacinação das crianças

A vacinação das crianças será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 16h, sem agendamento. Os pais ou responsáveis precisam apresentar algum documento da criança, podendo ser Certidão de Nascimento ou RG, CPF ou o cartão SUS. No caso da criança ser levada por terceiros, é necessário que os pais ou responsáveis deem uma autorização para a vacina por escrito. Confira o calendário completo:

De 17 a 19 de janeiro: crianças de 11 anos

De 20 a 22 de janeiro: crianças de 10 anos

De 24 a 26 de janeiro: crianças de 9 anos

De 27 a 29 de janeiro: crianças de 8 anos

De 31 de janeiro a 2 de fevereiro: crianças de 7 anos

De 3 a 5 de fevereiro: crianças de 6 anos  

De 7 a 9 de fevereiro: crianças de 5 anos

De 10 a 12 de fevereiro: repescagem

O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas. Em relação às outras vacinas de rotina, a recomendação do Ministério da Saúde é para que seja respeitado um prazo de 15 dias. 

Locais de vacinação das crianças:

Centro Municipal de Vacinação (CMV)

CS Cidade Jardim

Ciams Novo Horizonte
-UPA Novo Mundo

USF Goiânia Viva

USF São Francisco

USF Jardins do Cerrado IV

USF Leste Universitário

USF Parque Santa Rita

USF Jardim Guanabara I

USF São Judas Tadeu

USF Alto do Vale

USF Vila Mutirão

USF Boa Vista

USF Recanto das Minas Gerais

Leia mais: