A Prefeitura de Goiânia anunciou, nesta segunda-feira (17), novas medidas restritivas de combate à pandemia de Covid-19. Em entrevista coletiva, o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, também lembrou do surto de Influenza que a capital enfrenta.

“Como nós temos uma variante de Influenza, a qual não existe vacina específica, esses casos também sobrecarregam as unidades de saúde. O que nós temos trabalhado sempre, dentro do perfil dos leitos específicos de síndromes respiratórias agudas, é de 20% de leitos desocupados”, destacou.

De acordo com o titular da pasta, o decreto será publicado ainda nesta segunda ou na manhã desta terça-feira (18). O prazo de validade do documento será de 15 dias. Dentre as definições, o carnaval de rua na cidade e o pré-carnaval estão cancelados.

Medidas restritivas

Bares, restaurantes, lanchonetes, pit dogs, food trucks, casas de espetáculo, boates e congêneres poderão funcionar com distância de 1,5m entre as mesas, limitação de 50% da capacidade local, máximo de 500 pessoas, não é permitido pessoas em pé, vedado uso de pista de dança e consumo de alimentos e bebidas exclusivamente sentados à mesa.

Para shopping center, igrejas, academias, quadras e ginásios, salão de beleza e barbearias, mercado popular, zoológico e mutirama, cinemas, teatros e circos poderão funcionar com 50% da capacidade. Eventos sociais e corporativos deverão respeitar a limitação de 50% da capacidade do local, o máximo de 500 pessoas e não são permitidos pessoas em pé.

“As doenças estão aí e a nossa maior preocupação é com a gripe também, que está tirando muitas pessoas do emprego e levando para o pronto-atendimento. Diferentemente da Covid-19, no caso da H3N2, não há vacina disponível ainda”, explicou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Os grandes eventos já programados, como o festival Vaca Amarela, marcado para este sábado (22), podem ser realizados com limitação de 500 pessoas, obedecendo aos protocolos estabelecidos em nota técnica da pasta.

Leia mais: