A presença de quase 8,6 mil painéis transformaram um aterro sanitário numa usina de energia solar, em Curitiba. O Parque Fotovoltaico da Caximba, também chamado de Pirâmide Solar de Curitiba, acaba de receber o Design for a Better World Award 2023, um prêmio nacional de inovação em design.

A premiação do Centro Brasil Design reconhece pessoas, startups e organizações que contribuem com a transformação sustentável do mundo. E premiou então a iniciativa é da Prefeitura de Curitiba que está instalando placas solares em locais públicos da cidade, no âmbito do projeto Curitiba Mais Energia.

O aterro sanitário desativado pela prefeitura em 2010 passou pela transformação e agora produz 4,55 megawatts (MW) de energia. A referência a pirâmide ocorre devido ao seu formato.

Promoção dos ODS

O parque solar gera economia mensal de 30% nas contas de energia dos prédios públicos de Curitiba. Mas o valor economizado anualmente pode chegar a R$ 2,650 milhões. A ideia do parque solar agrega ao mesmo tempo dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao cuidar do aterro sanitário, a prefeitura de Curitiba promove o ODS 06 – Água limpa e saneamento e o ODS 07 – Energia limpa e acessível. Com o prêmio em design, a escolha pelo formato inovador de pirâmide ganha destaque agora com o ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.

O projeto é, assim, uma das estratégias do município para combater as mudanças climáticas, controlar as emissões de CO2 e alcançar a produção sustentável de energia.


*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água limpa e saneamento, o ODS 07 – Energia limpa e acessível e o ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.

Leia mais: