A 13° Festa Literária de Pirenópolis, a Flipiri 2023, começou na quarta-feira (6) e segue até o sábado (9), na histórica cidade goiana. A edição deste ano celebra “Os vários brasis – as belas faces de um povo” e reverencia os talentos artísticos da cultura pirenopolina com homenagens a APLAM, a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música.

A organização da festa destaca que “vivemos num país continental, e por todo esse imenso território temos incontáveis falares”. Mas, aponta, os brasileiros estão unidos pela língua e pelos sentimentos. “Nascemos de três raças – o português, os povos originários e os africanos”, pontua.

A academia presta serviços que promovem a cultura da cidade, como concursos literários, saraus e palestras. Portanto, homenageá-la alimenta o principal objetivo da festa: desenvolver atividades de fomento à leitura literária, com várias atividades culturais.

O público principal da Flipiri são os alunos e professores das escolas de Pirenópolis e dos povoados vizinhos, mas o evento é aberto ao público em geral. Por isso, a entrada é franca e o evento ocupa o centro histórico da importante cidade turística goiana. 

Fomento à leitura

O objetivo central da festa literária continua sendo o fomento à leitura, mas esse ano o evento renovou o percurso que irá fazer para atingir a meta: uma programação itinerante em diversas escolas com encontros de leitores com autores e as ações abertas ao público.

São palestras, lançamentos de livros, contação de histórias, sessões de autógrafos, exposição de livros, encontro de ilustradores, sarau, oficinas e caminhada poética.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: