A partida contra o Juventude neste domingo (11) pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A marca algumas situações inéditas para o Atlético Goianiense. Além de ser a primeira vez na temporada que o rubro-negro joga às 11h, este também será o primeiro confronto da história entre as duas equipes na primeira divisão nacional.
Leia também – Wanderson é apresentado e diz que veio para “ajudar o Atlético-GO a crescer ainda mais”
Leia também – Dirigente do Atlético-GO sugere retorno do público aos estádios de forma gradativa a partir de setembro
Este será o quinto jogo entre gaúchos e goianos, sendo que os quatro primeiros foram todos pela Série B do Brasileirão. Um deles, inclusive, muito marcante para o Dragão. Foi contra o Papo, no Estádio Alfredo Jaconi, que o Atlético-GO conquistou seu primeiro acesso para a Série A com uma vitória por 3 a 1 no ano de 2009.
O reencontro entre as duas equipes também será singular para o capitão atleticano, o goleiro Fernando Miguel que defendeu o Juventude no passado. Em 2012 foi campeão da Copa da Federação Gaúcha de Futebol e no ano seguinte conquistou o acesso da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro.
“Todo jogo é especial, esse tem uma característica um pouco diferente porque é uma equipe onde construí uma história. Foi o reinício de uma reconstrução do Juventude na época e tenho orgulho do que construí junto com todos que estiveram lá com a gente. Foram temporadas bastante proveitosas e de bastante crescimento”, relembrou o camisa 1.

Diferente do companheiro Arthur Gomes, ele afirmou que não acredita em maiores dificuldades por jogar no período matutino, mas sim pelo ambiente criado pelo próprio adversário no Alfredo Jaconi. “O jogo em Caxias do Sul é difícil no meu ponto de vista. Já joguei no Juventude, sei das dificuldades que é jogar na Serra Gaúcha, então precisamos estar preparados e convictos do que temos feito até aqui”.
Por fim, Fernando Miguel comentou a importância de se conquistar três pontos nesta partida visto que o Dragão empatou em casa com o Sport na última rodada. Para o goleiro, será importante manter ter equilíbrio durante os 90 minutos e enfrentar o Juventude com seriedade.
“A equipe do Juventude, apesar de ter perdido as duas últimas partidas, vinha em uma crescente. Ganhou do Flamengo e do Grêmio em Caxias do Sul, então é um time que tem os seus valores e precisamos respeitar isso. Temos que encarar a partida com responsabilidade e dar à ela a dimensão que ela merece. É um jogo importante e aqui (no Atlético-GO) temos pregado o jogo a jogo”, analisou Fernando Miguel.