Nesta quarta-feira, 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, uma audiência pública busca debater as violências históricas sofridas pelos indígenas. O evento teve início às 9h da manhã na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), e discute o protagonismo dessas comunidades. Além disso, a ação debate as possíveis soluções para enfrentar os desafios.

A audiência pública é de iniciativa do deputado estadual Mauro Rubem (PT) e tem como tema “Povos originários: alternidade, violências e protagonismo”. O evento integra a Semana dos Povos Indígenas, realizada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Foto: Rubens Salomão

A discussão ocorre em alusão à Semana dos Povos Indígenas. A ação, no entanto, visa conscientizar a população sobre a importância de preservar e valorizar a cultura e os direitos dessas comunidades. O evento conta com a presença de lideranças indígenas, representantes de organizações sociais, membros da academia e autoridades públicas.

A audiência é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelo portal institucional da Alego. O objetivo é possibilitar a participação e o engajamento de todos os interessados no tema.

Leia mais

Seminário debate reconhecimento de comunidades tradicionais do Brasil

‘Não me chame de índio’: evento destaca protagonismo dos indígenas em produções artísticas

No Pará, jovens do sistema socioeducativo são integrados ao programa de aprendizagem