Em reunião plenária de alto nível da 79ª sessão da Assembleia Geral da Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira (25), o secretário-geral da entidade, António Guterres, manifestou preocupação com o aumento do nível do mar. “Estamos em águas perigosas”, alertou.

No discurso, ele disse que o nível do mar aumentou numa velocidade sem precedentes nos últimos 3 mil anos. Além disso, ele afirmou que os impactos arrasadores já estão sendo sentidos em todo o mundo.

Esse aumento é uma das principais consequências do aquecimento global, pois ocorre em decorrência da quantidade de combustíveis fósseis utilizados desde o século passado. Assim, ele afeta a possibilidade do mundo manter o aumento da temperatura do planeta em 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais, o que evitaria um colapso climático.

Para conter o aumento do nível do mar, então, a ONU pede que os países se esforcem para criar mais metas de redução das emissões e que essas metas foque diretamente na eliminação dos combustíveis fósseis. Por fim, Guterres afirmou que são necessários investimentos para o clima e ressaltou que espera um “resultado financeiro sólido na COP 29”.

*Com ONU News

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Leia mais: