Com apenas 15 anos de idade, um bailarino de Goiás conquistou no último sábado (3) uma das mais importantes competições de balé do mundo, o Prix de Lausanne, na Suíça. Único brasileiro entre os 20 bailarinos que estavam na disputa da final, João Pedro dos Santos Silva disse que a ficha ainda não caiu. 

“Eu ainda não consigo acreditar que é real, porque sonhei chegar aqui um dia, desde que era criança, e esse dia chegou. Estou muito feliz!”, revelou o bailarino.

Aluno da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França desde 2020, João Pedro ainda levou o Prêmio Melhor do Público da Web. Com as conquistas, o jovem recebeu uma bolsa de estudos para estudar em uma das escolas mais prestigiadas de balé do mundo. 

“Oscar” do balé 

Conhecido como o “Oscar” do balé, o Prix de Lausanne é uma competição que acontece anualmente desde 1973, na Suíça, e reúne bailarinos de 15 a 18 anos, de vários países. 

Fotos: Secti
João Pedro dos Santos Silva durante sua apresentação (Foto: Secti)

A competição, além de reunir jovem promessas do balé mundial, é conhecida por ter olheiros das principais escolas de danças internacionais.

Outras conquistas

Desde que entrou no Basileu França, João Pedro vem se destacando nas competições de balé. Ainda em 2020, o jovem conquistou a medalha de ouro na categoria infantil no Festival de Joinville. Em 2021, conquistou a medalha de ouro na categoria júnior no Youth America Grand Prix (YAGP), que ocorre anualmente em Nova York; em 2022, ficou com o segundo lugar na Categoria Júnior do mesmo festival.

No 3º Festival de Dança de Porto Alegre, ocorrido em junho de 2023, João foi eleito um dos dois melhores bailarinos do concurso – o outro foi Marcus Rufino, que também é aluno do Basileu França. No Festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de balé do mundo, realizado no ano passado, ele ganhou o Prêmio Especial Daniel Camargo, tendo ficado em primeiro lugar na Variação Masculina Júnior, em primeiro lugar no Pas de Deux Júnior (com Antonia Manrique) e em primeiro lugar no Solo Neoclássico masculino Júnior. Além disso, foi o vencedor da pré-seletiva do Prix de Lausanne na América Latina, ocorrida em Córdoba, Argentina, no ano passado.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais