(Foto: Divulgação)

O Parque Oeste Industrial vai receber o 43º parque ambiental de Goiânia, informou o prefeito Iris Rezende (PMDB) neste domingo (28) durante encerramento do 19º Mutirão da Prefeitura, realizado no Parque Industrial João Braz.  O Parque Oeste foi criado em 1957 na fazenda do então deputado Sebastião Júlio de Aguiar.

Os herdeiros do fundador do bairro mantiveram o loteamento desocupado e acumularam uma dívida milionária de IPTU o que levou a sua ocupação em março de 2004. Cerca de 3,5 mil famílias, com aproximadamente 13 mil pessoas, invadiram os lotes e pleitearam sua desapropriação em função da dívida de impostos. De acordo com informações da prefeitura em 2005, a dívida chegava a R$ 2,3 milhões.

Em 16 de fevereiro de 2005 a Polícia Militar comandou a ação de reintegração de posse que terminou com duas mortes, centenas de presos e feridos. Esta história foi contada no cinema pela diretora Fabiana Assis, no documentário Parque Oeste. Posteriormente, os herdeiros quitaram a dívida de IPTU. Em 2012, eles venderam a área para um consórcio imobiliário, que anunciou a construção no local de 50 torres de edifício residencial com cerca de 6 mil apartamentos.

Segundo o prefeito Iris Rezende, o parque será construído com apoio das seguintes empresas imobiliárias: CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia, Tropical Urbanismo, e a família de Sebastião Júlio Aguiar. O investimento será de R$ 7 milhões e deve ser concluído em outubro.

Com 112,757 mil m², o parque vai abrigar, segundo informações da Prefeitura, uma grande vereda de buritis, que será cercada e preservada. Ele terá um lago, bicicletário, playground, pista de caminhada para pedestres, estacionamento e ciclovia em seu entorno.