Desde que começou a pandemia da covid-19 a quantidade de animais vacinados contra a raiva caiu em Goiânia. A capital tem cerca de 180 mil animais, entre cães e gatos. Antes de pandemia, 170 mil cachorros e gatos eram vacinados, sendo que em 2020, este número caiu para apenas 60 mil. No ano passado, apresentou um leve aumento, mas ainda baixo em relação a quantidade de vacinas aplicadas antes da pandemia.

O diretor de Vigilância de Zoonoses de Goiânia, Murilo Reis, destacou a importância da vacinação e da conscientização por parte dos donos dos animais.

“É muito importante que nós possamos garantir que todos os nossos animais estejam imunizados. Só dessa forma, vamos garantir a proteção da nossa população. A doença beira a totalidade de quase 100% dos casos em morte”, disse o diretor.

A veterinária Kellyni Romano explicou que a doença pode provocar no organismo dos animais, e em caso de contaminação por parte dos seres humanos, o vírus atinge os mesmos órgãos.

“Quando esse vírus entra no nosso organismo, tanto no nosso, quanto nos dos nossos animais, ele fica alojado nas glândulas salivares, e é aí que acontece o contágio, por mordedura ou lambedura. e posteriormente, ele vai para o Sistema Nervoso Central, causando encefalite, que é a inflamação aguda do cérebro”, explicou a especialista.

Kellyni destacou ainda o que a doença pode causar nos animais e nos seres humanos.

“Essa inflamação provoca confusão mental, alucinação, convulsão, fraqueza e morte do animal. Importante destacar que caso o ser humano se contamine, os sintomas são os mesmos e a letalidade é de quase 100% dos casos, de acordo com os especialistas”, ressaltou a veterinária.

Caso de raiva identificado na capital

No dia 27 de Fevereiro de 2022 o Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (LABVET), confirmou um caso de raiva em um felino na capital. O gato foi resgatado nas ruas do setor Mansões do Campus, região Norte de Goiânia, por uma família e encaminhado para uma clínica veterinária para atendimento.

Antes de morrer, o animal agrediu quatro pessoas, sendo, a veterinária que o atendeu e três membros da família que o resgatou. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, todas as pessoas feridas estão bem, realizando a profilaxia completa pós-exposição e sendo acompanhados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Município.

Confira onde vacinar

A vacinação acontece de forma permanente em dois locais na cidade de Goiânia:

  • Centro de Zoonoses de Goiânia – Rodovia GO-020, Km 08 – Fazenda Vau das Pombas, Goiânia – GO, 74891-135
  • Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG – R. R-2, 1853-1883 – Chácaras Califórnia, Goiânia – GO, 74691-835

*Sinval Lopes é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e o Centro Universitário FASAM, sob a supervisão da Jornalista Luciana Maciel

Leia mais: