Sagres em OFF
Rubens Salomão

Base de Bolsonaro “ainda está conversando” sobre apoio a Caiado em 2022, afirma Onyx

Depois de idas e vindas na relação de proximidade com Jair Bolsonaro (sem partido) em 2020, com rompimento e reaproximação, o governador Ronaldo Caiado (DEM) não tem definido o apoio do presidente da República para a busca pela reeleição na eleição do próximo ano. Aliados do presidente mantêm desconfiança em relação ao governador goiano desde a intervenção durante manifestação negacionista, na Praça Cívica, em que Caiado defendeu medidas de combate à pandemia e disse que não precisaria dos votos dos presentes, além claro do rompimento, em março do ano passado, quando o governador disse que atitudes de Bolsonaro eram “irresponsáveis”.

Questionado sobre o possível apoio do presidente a Caiado em 2022, o ministro-chefe da Secretaria Geral da presidência, Onyx Lorenzoni, responde “não”, em primeiro momento. Depois, afirma: “não sei, ainda estamos conversando”. A rápida resposta foi dada durante a saída de um culto evangélico de que Bolsonaro e a comitiva presidencial participaram ontem, em Anápolis. A conversa foi registrada em vídeo gravado pela reportagem do portal Metrópoles, de Brasília.

Dividida, apoiadores de Jair Bolsonaro já se movimentam em Goiás para lançar candidatura da base do presidente ao governo de Goiás. Parte dos bolsonaristas percebe no protagonismo dado ao deputado federal Vitor Hugo (PSL/GO), no evento de ontem em Anápolis, a possibilidade de o parlamentar ser alçado à condição de candidato desta base ao Palácio das Esmeraldas. Outro que busca esta posição é o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (Patriota), como antecipado aqui.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

No Jaburu

O presidente do PSD-GO, Vilmar Rocha teve reunião com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), na terça-feira (08). O encontro, a convite do próprio vice-presidente, ocorreu no Palácio do Jaburu, em Brasília, e durou mais de 2 horas. Vilmar e o vice conversaram sobre a situação política do Brasil, com a participação do professor da UFRGS e analista político Denis Rosenfield.

Alternativa

Vilmar afirma que o encontro discutiu, principalmente, expectativas para o futuro. “Estou articulando o fortalecimento da ideia de uma candidatura alternativa à polarização entre o Bolsonaro e o Lula. Um possível nome daquilo que chamo de ‘centro democrático popular e reformista”, conta o ex-deputado federal.

Apoio discreto

Vilmar afirma que o vice-presidente, mesmo com cautela, concorda que é importante para o Brasil ter alternativas. “Ele tem sensibilidade para compreender essas possibilidades para a sucessão de 2022. Tem muita gente que quer essa alternativa, como forças políticas, partidárias, econômicas e sociais. E o Mourão pode integrar essa alternativa”.

Continuidade

A chapa apoiada pelo atual reitor, Edward Madureira, venceu a eleição junto à Comunidade Universitária e Sandramara Chaves será a próxima reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Resultado

Com 3.629 votos, a Chapa 1, UFG Viva!, encabeçada por Sandramara e por Jesiel Freitas Carvalho (candidato a vice-reitor), venceu a chapa 2, Movimenta UFG, que obteve 2.012 votos e era encabeçada por Clorinda Fioravanti.

Produção

O vice-governador Lincoln Tejota se reuniu ontem, em Brasília, com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes e representantes do setor farmacêutico, para tratar de alternativas à importação de kits de intubação e de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).

Independência

O objetivo é diminuir a dependência do Brasil à produção de outros países e, assim, evitar atrasos na produção de vacinas e falhas na prestação de assistência médica.

Próximos passos

A reunião contou com a participação do secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo César Alvim; e do diretor de Planejamento e Avaliação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), João Balestra. A partir da reunião, ficou definida a criação de um grupo de trabalho com representantes do Ministério, do Governo de Goiás, da Sudeco e do Polo Farmoquímico de Goiás.

Mais lidas:

Leia também: