Sagres em OFF
Rubens Salomão

“Iris tem boa relação com Caiado, mas é preciso ouvir as bases do MDB”, diz Mendanha

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (DEM), rejeita qualquer possibilidade de o MDB fechar aliança com a base governista na eleição de 2022, mesmo que tenha o incentivo do ex-prefeito Iris Rezende para a composição. Mendanha ainda desconversa quando questionado sobre a possibilidade de ser o candidato de oposição a Ronaldo Caiado (DEM) no próximo ano. Segundo ele, o nome do partido para a disputa é o do ex-deputado federal Daniel Vilela, que disputou o pleito de 2018.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

“Confesso que não sei que tipo de movimentação tem feito o ex-prefeito Iris Rezende, mas o Iris sempre disse que time grande tem que jogar campeonato. E a maioria do MDB quer candidatura própria a governador em 2022”, afirma Mendanha à Coluna. Sobre a preferência do ex-prefeito de Goiânia pelo apoio a Ronaldo Caiado, Gustavo Mendanha recomenda: “Ele tem uma boa relação com o caiado e eu respeito isso, mas temos que ouvir os diretórios do partido em todo o estado e, se fizermos isso, pelo que eu tenho conversado, não há outra opção ao MDB que não seja a candidatura própria”.

Na última semana, Iris Rezende teve novas conversas com o presidente regional do partido, Daniel Vilela, e com o governador Ronaldo Caiado, na busca de consolidar conversas para composição partidária na próxima eleição. Segundo Daniel afirmou à Sagres Em Off, uma conversa entre os três seria agendada para “em breve”.

Foto: Iris, em outubro de 2020, disse para Mendanha “se preparar para tomar conta do estado”. (Crédito: Samuel Straioto)

Alternativas

Mendanha considera que Daniel Vilela, se não quiser ser candidato, terá de liderar as discussões internas no MDB para a escolha de um nome. “Se for esse o caso, três coisas devem ser feitas: pesquisas qualitativas, quantitativas e ouvir os diretórios do partido”, afirma.

Nem pense

Sobre os convites feitos para se confirmar como candidato da oposição em outros partidos, Gustavo Mendanha agradece as sondagens, mas afirma que não é pré-candidato. “Não acredito nessa possibilidade de o MDB não ter candidato. Se o partido ouvir as bases, vai definir pela candidatura própria”.

Agilidade

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), cobrou do governo e da equipe econômica celeridade no envio dos textos sobre as mudanças no sistema de arrecadação tributária do País.

Divisão

Lira pretende, junto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tramitar com ao menos quatro projetos sobre as alterações nos próximos meses nas duas Casas. Os senadores deverão ficar com as mudanças constitucionais e, os deputados, com projetos de lei.

Cobrança

“Para startar a CBS, essa semana ainda preciso que o governo se mobilize, principalmente o pessoal da Economia, com quem eu tenho conversado e tido um bom trânsito, com a elaboração e encaminhamento para a Câmara dos outros projetos. Para que a gente tenha uma leitura do plano. Um quadro definido. Vem isto, depois isto, depois isto. Ou como andar concomitantemente. Mas o primeiro passo, sem sombra de dúvida, será a CBS”, disse Lira em evento online promovido pelo Bradesco BBI.

Rodovia

A Prefeitura de Goiânia decidiu assumir a iluminação do perímetro urbano da BR-153. “Objetivo é estar com toda a BR-153 iluminada no trecho urbano da capital até início de agosto”, afirma secretário da Seinfra, Fausto Sarmento.

Trecho

A parte urbana abrange 20 km de extensão em Goiânia, cuja iluminação passa do comando da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) para a Prefeitura de Goiânia. São 365 postes com mais de 700 lâmpadas. Desde o dia 29 de abril, a equipe da Seinfra faz a vistoria de todas as lâmpadas para averiguar a real situação e realizar o serviço de manutenção.

Mais lidas:

Leia também: