Você conhece a campanha “Bear Hug”? O nome em inglês tem como tradução “Um abraço de Urso”, e é nesse sentido metafórico que a iniciativa atua em comunidades carentes.
Ela foi criada com o intuito de incentivar instituições a promoverem doações no dia 12 de outubro, o dia das crianças. O projeto, que teve início em 2011, atuou em Goiânia em parceria com a escola Canadense Maple Bear.
Durante o mês de setembro, a escola incentivou os seus alunos, juntamente com seus pais, a doarem brinquedos, roupas e calçados, para que, na data comemorativa, crianças de baixa renda pudessem receber seus presentes. Neste ano, a Bear Hug irá atuar em conjunto com duas instituições em especial, o grupo “Mãos dadas” e o “Caminhos do bem”
Solidariedade
Além de efetivamente levar alegria a crianças em situações de pobreza, o projeto ensina a aquelas mais abastadas o valor da empatia e da solidariedade. Para a educadora e também psicóloga Cida Corrêa, o projeto é extremamente benéfico para a formação dos pequenos: “A solidariedade, por exemplo, tem uma função pedagógica na infância, pois a criança entende isso como aprendizagem para a vida. Por isso a importância de envolvê-las desde cedo”.
A campanha tem por objetivo também conscientizar crianças a pensar e agir contra as desigualdades. Segundo a ONU, o Brasil ocupa o 8º lugar dentre os países mais desiguais do mundo.
Roberta Macedo Meyer, engenheira agrônoma, e mãe de dois alunos da escola, também entende que é necessário essa conscientização: “Estimulo a participação dos meus filhos, pois desde sempre é preciso que eles entendam que existem diferentes realidades e que se podemos ajudar, devemos contribuir.”
Leia mais: