O tão aguardado retorno do Goiás à Série A nem de longe foi o almejado pela torcida esmeraldina. Jogando em Belo Horizonte, o bicampeão goiano foi goleado pelo Cruzeiro por 5 a 0, na Arena Independência, em uma atuação bisonha, principalmente, na primeira etapa.

 

Esta foi a pior estreia do Goiás em Campeonatos Brasileiros em todos os tempos. Antes, o time alviverde havia perdido para o Santos (1978), Corinthians (1986) e Vitória (1993) por 3 a 0 no jogo inicial.

 

Os gols celestes foram marcados por Nilton (2), Diego Souza, Bruno Rodrigo e Borges.

 

Com o resultado, o Cruzeiro assume a liderança da competição, enquanto o Goiás inicia o Campeonato Brasileiro na lanterna.

 

Na próxima quarta-feira (29), o Goiás faz o primeiro jogo em casa no Brasileiro, diante do Corinthians. O Cruzeiro vai ao Paraná, onde enfrentará o Atlético Paranaense.

 

 

Goleada mineira

 

O primeiro chute ao gol foi antes de um minuto. Egídio dominou na intermediária e arriscou, a  bola passo sobre o gol de Harlei.

 

Aos cinco minutos, o Cruzeiro abriu o placar. Dagoberto cobrou falta pela esquerda. A zaga do Goiás não conseguiu afastar e a sobra ficou com Diego Souza que apenas tocou no canto.

 

Dois minutos depois, Renan Oliveira serviu Walter, que encontrou Hugo entrando livre para a esquerda. O meia avançou e chutou da entrada da área. O goleiro Fábio espalmou pela linha de fundo.

 

O Goiás tinha mais posse de bola, mas não conseguia criar boas oportunidades. O Cruzeiro por sua vez, sempre que tinha a bola, tentava chegar pela alas e, principalmente, nas bolas alçadas.

 

Aos 28, o atacante Borges recebeu na meia lua, girou sobre o zagueiro e tentou colocar no canto. Harlei saltou no canto e jogou para escanteio, praticando linda defesa. Na cobrança, Bruno Rodrigo ganhou da defesa e marcou o segundo do time celeste.

 

O Cruzeiro quase marcou o terceiro aos 39. Borges recebeu em velocidade e a defesa alviverde parou no lance querendo impedimento. Na cobrança do escanteio, como se fosse replay do segundo gol. Nilton subiu e escorou para o fundo das redes esmeraldinas.

 

O time mineiro ainda comemorava o terceiro gol, quando Egídio lançou Borges entre os zagueiros esmeraldino. Ele dominou e bateu na saída de Harlei para fazer mais um para a raposa.

 

 

Pouca emoção

 

No intervalo, o técnico Enderson Moreira tirou o meia Hugo e colocou Ramón em seu lugar. O Goiás demonstrou mais calma nos minutos iniciais, em relação aos instantes finais do primeiro tempo, em que pese não criar nenhuma jogada mais aguda.

 

O primeiro chute do Goiás foi apenas aos 14 minutos. Thiago Mendes recebeu na intermediária e chutou. O goleiro Fábio fez defesa tranquila no centro do gol.

 

No minuto seguinte, Diego Souza deu belo passe para Dagoberto. O atacante dominou, limpou Vitor e bateu. Harlei fez bela defesa a queima roupa, evitando o quinto gol celeste.

 

Com 4 a 0 no placar, o Cruzeiro se limitava a tocar a bola e em um lance ou outro, tentava uma jogada mais aguda. O Goiás, assim como na primeira etapa, demonstrava muita inoperância na criação.

Aos 24, Ceará recebeu na intermediária e arriscou. O lateral, sem marcação, arriscou. O goleiro Harlei saltou e espalmou mais uma.

 

A melhor chance do placar diminuir aconteceu aos 33 minutos. William Matheus passou para Eduardo Sasha, que entrou sozinho na área. O atacante alviverde acabou batendo cruzado pela linha de fundo.

 

No primeiro escanteio que o Cruzeiro teve na segunda etapa marcou o quinto gol. Elber levantou na área pelo lado direito e Nilton, sozinho, na pequena área, escorou para as redes de Harlei.

 

Nos minutos finais, o Cruzeiro tocou a bola, a torcida celeste gritou olé, e o Goiás apenas assistiu, sem ofender em nenhum momento.

 

 

 

FICHA DO JOGO

CRUZEIRO 5X0 GOIÁS

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data: 26/05/2013

Hora: 18h30

 

Árbitro: Ronan Marques da Rosa (SC)

Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Fabiano da Silva Ramires (ES)

 

Gols: Diego Souza (5’/1T); Bruno Rodrigo (29’/1T); Nilton (39’/1T); Borges (42’/1T) e Nilton (24’/2T)

Cartões amarelos: William Matheus (Goiás)

Cartões vermelhos:

Renda / Público: R$ 327.680,00 / 12.018

 

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro e Nilton; Everton Ribeiro (Lucca), Diego Souza (Elber), Dagoberto (Ricardo Goulart) e Borges. Técnico: Marcelo Oliveira

 

GOIÁS: Harlei; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Renan Oliveira e Hugo (Ramón); Walter (Júnior Viçosa) e Araújo. Técnico: Enderson Moreira