A bola rola neste final de semana para o Campeonato Brasileiro e é natural que todos nós estejamos ansiosos para ver o desempenho dos nossos representantes: Atlético e Goiás na Série A e Vila Nova na Série C.

Há um paradoxo interessante: embora o Vila Nova esteja na série de menor ranking é o nosso maior favorito para chegar, ao final da competição, no G-4. Isto porque o Vila Nova é maior do que a série onde está inserido – O Vila Nova é o grande time da série C e precisa entrar para disputar o título.

Já Goiás e Atlético são equipes grande regionalmente, mas comparadas às equipes tradicionais de estados com maior desenvolvimento econômico, acabam sendo consideradas de médio para pequeno porte em nível nacional.

O Vila Nova chega com elenco muito bem estruturado para a disputa. Mesclagem de jogadores jovens com experientes e a presença de alguns polivalentes no elenco dão ao técnico Bolívar condições para fazer valer a grandiosidade do Clube em relação à série que vai disputar. Como conheço pouco do treinador do Tigrão, ele é a única incógnita que o Clube tem, para mim – o resto tem boa avaliação.

O Vila é o primeiro dos três a entrar em campo. Joga neste sábado (8), fora de casa contra o Manaus.

O segundo goiano a entrar em campo é o Goiás, que recebe o São Paulo, no Estádio da Serrinha, no domingo (9). Vejo o elenco do Goiás aquém da sua necessidade para a Série A. Algumas carências, com duas delas sendo muito aflitivas: a lateral direita e a meia de armação. As peças que o Clube trouxe para estas duas posições não corresponderam, sobretudo os que vieram para ser titulares: Pintado e Daniel Bessa. Ambos estão devendo e o técnico Ney Franco vai ter dificuldade para armar o time.

Mesmo tendo demonstrado nas quartas de final do Campeonato Paulista, quando foi eliminado pelo Mirassol, que não é um time de ponta, a camisa do São Paulo já é um adversário que exige atenção e cuidado.

O Atlético que estrearia neste domingo (9), contra o Corinthians, só vai jogar na quarta feira (12). O Timão vai disputar a última partida da final do Paulistão contra o Palmeiras e por isto o jogo foi adiado. O primeiro jogo entre Corinthians e Palmeiras, na quarta-feira (5) última terminou zero a zero. Quem ganhar leva o título e se houver novo empate a decisão vai para os pênaltis.

O adiamento do jogo contra o Corinthians faz o Atlético entrar em campo já na segunda rodada do Brasileirão, no Estádio Olímpico, contra o Flamengo. Mesmo sem poder contar com Renato Kayser, no comando do ataque, vejo o Atlético um time mais ajustado do que o Goiás.

O desempenho na primeira fase do Campeonato Goiano, onde figurava como líder em 17 de março, quando a pandemia paralisou a disputa e as apresentações nos amistosos de preparação para a Série A, me dão sustentação para esta conclusão.

O grande problema do Atlético, comandado pelo técnico Vagner Mancini é o adversário. O Atlético estreia diante do grande favorito para ser campeão da competição. O Flamengo é, na atualidade, o melhor time do continente sul-americano. Com dedinhos cruzados vamos esperar que todos os nossos representantes estreiem bem.