Ainda tem o jogo de volta no próximo sábado (30), mas o Vila Nova já é o campeão do Campeonato Brasileiro da Série C 2020. A vitória gigantesca de 5 x 1, no jogo de ida, diante do Clube do Remo, neste sábado (23), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, dá ao analista a segurança para antecipar a afirmação do título vilanovense.

Esta é a terceira vez que o Vila Nova conquista a mesma competição: 2005, 2015 e agora em 2020.

Desde o início da disputa, que emiti a opinião de que o Vila Nova tinha elenco suficiente para realizar o retorno a Série B e para ser campeão. Critiquei por várias vezes o ex-treinador Bolívar, lembrando que ele não daria conta da missão, mesmo tendo o melhor elenco da competição. Apesar da fraca atuação do ex-técnico, que cometeu erros clamorosos nas convocações e escalações o elenco conseguiu classificar o Vila Nova para a fase semifinal e logo no primeiro jogo, em casa, com muitos erros do então treinador, a equipe perdeu para o Ituano. Aí apareceu o comando sério do presidente Hugo Jorge Bravo, que teve o pulso firme e dispensou Bolívar, buscando para comandar o time um conhecido do Clube para ser treinador, Márcio Fernandes, que comandou o time na conquista de 2015.

Márcio Fernandes estreou fora de casa e venceu o Santa Cruz, recolocando o Tigrão novamente na disputa pelo acesso e pelo título. Com Márcio Fernandes, alguns jogadores que vinham sendo titulares desapareceram das convocações, Alan Mineiro, ídolo da torcida que recuperou de uma contusão e não vinha tendo oportunidades reais com Bolívar, virou titular absoluto e outros que não vinham tendo oportunidades passaram fazer parte das partidas entrando durante os jogos, como Pedro Bambu e Gilsinho.

O Vila Nova se transformou em disposição e qualidade técnica/tática e passou a disputar a competição para buscar o título, com o acesso conquistado. Tropeçou em casa, num jogo diante do Brusque, perdendo por 3×0. Novamente o treinador reorganizou o time e venceu o Ituano fora de casa, garantindo a participação da equipe na Série B para este ano e na decisão do título contra o Clube do Remo.

Márcio Fernandes sabia que a decisão para o Vila Nova seria no primeiro jogo, em casa e preparou o time para ser ofensivo, que culminou com a vitória de 5×1.

O jogo de volta em Belém do Pará é apenas o cumprimento do protocolo regimentar da competição. Um time comandado pelo técnico Márcio Fernandes não dá a nenhum adversário a chance de tirar uma diferença de quatro gols numa decisão.
Parabéns ao Vila Nova pelo tri campeonato e é relevante lembrar que em duas destas conquistas o time foi comandado por Márcio Fernandes.