Falei aqui sobre o novo escudo do Goiânia, apresentado na segunda feira, 17, e o classifiquei de desrespeitoso ao torcedor e de muito mau gosto. Substituiu um símbolo com muitos significantes por um risco onde forma e cor se misturam, poluído de detalhes que não têm nenhuma ligação com os significados alegados pelo presidente do Clube, Alexandre Godoi e o diretor de marketing, Pedro Pacheco.

Tenho um carinho muito especial pelo Goiânia: comecei minha carreira na crônica esportiva como setorista no Clube, num tempo de diretores que inventavam pouco e resolviam muito, como Ebraim Arantes, Vicente Arican, Isaac Benchol, Walmir Valente, Arnaldo Rabelo e tantos outros.

Em função da consideração com o clube, estou me mantendo interessado no assunto e tenho acompanhado a repercussão do fato pelas redes sociais. Os torcedores do Goiânia estão indignados. Alguns deles, que atuam na área jurídica, já iniciaram uma campanha pela internet, para captação de assinaturas que sustentem uma ação judicial, para o retorno do escudo antigo, mais bonito e significativo.

Este grupo alega que na consulta feita aos torcedores, através das redes sociais do Goiânia, a maioria dos torcedores se posicionou contra. De acordo com este grupo, são prints que comprovam que a proposta da diretoria foi derrotada na votação e como a proposta era fazer a mudança com a aprovação da torcida, esta documentação será juntada às assinaturas colhidas, para a busca da justiça com o interesse de evitar essa “marmotaria” toda.

E como disse, mesmo atravessando momento crítico, ao ponto de ter caído nas mãos de um presidente que tem se mostrado mais arrogante do que competente, o Goiânia e sua torcida merecem e precisam ser respeitados.

Naturalmente, se o presidente Alexandre Godoi quiser, ele evita esta exposição ao ridículo, no início da sua gestão e revoga a mudança do escudo, deixando as coisas como as pessoas de bom senso e os torcedores querem. Ganha com isto credibilidade com o torcedor e simpatia daquelas pessoas que, como eu, não engoliram o absurdo.

Se insistir nesta ação mal planejada, vai ter de retroceder com a força da caneta do juiz.
Os torcedores do Goiânia que estão organizando a ação judicial, e terão comigo todo apoio.