Barbieri e Tite em encontro quando os treinadores comandavam Corinthians e Red Bull em 2015 (Foto: Red Bull Brasil)
A contratação de Maurício Barbieri pelo Goiás passou pelo aval do técnico Tite. Em visita ao Rio de Janeiro, na quinta-feira (29), o presidente Marcelo Almeida almoçou com o treinador da seleção brasileira e também com o futuro mandatário da CBF, Rogério Caboclo. No encontro, o dirigente esmeraldino questionou Tite sobre Barbieri e ganhou uma avaliação mais que positiva.
“Sim, encontrei com o Tite na CBF. Fui almoçar com o presidente da CBF, o Rogério Caboclo, e o Tite estava junto. Conversamos sobre várias coisas e eu perguntei a opinião dele sobre o Barbieri. O Tite disse apenas coisas boas. Que era um técnico muito estudioso, competente e que seria um ótimo nome para o Goiás”, disse Marcelo Almeida.
Adepto dos estudos e capacitação, Tite é forte defensor da nova safra de técnicos do futebol brasileiro. No início da carreira, por conta do vocabulário rebuscado e, por vezes, parnasiano, o atual treinador da seleção brasileira foi muito criticado. As cobranças só cessaram a partir dos títulos pelo Corinthians, quando alcançou a posição de principal nome do Brasil.
A admiração de Tite por Barbieri foi externada publicamente em abril de 2016 no confronto entre eles pelo Campeonato Paulista. Apesar de ter vencido o Red Bull por 4 a 0 pelo Corinthians, Tite elogiou bastante o adversário por conta do estilo de jogo ofensivo, de posse de bola.
“O Red Bull tem uma escola de jogo. É um espetáculo bom de se ver. Eles estavam invictos contra os grandes, com duas vitórias e um empate. O time não fica pressionado, a bola não queima no pé. Ainda tem uma margem de crescimento, mas o time trouxe e fez um grande jogo”, disse o treinador na ocasião.
Os elogios de Tite não foram decisivos, mas pesaram na decisão de Marcelo Almeida. Além do treinador da seleção brasileira, o presidente também consultou outros profissionais que já trabalharam com Barbieri. Um deles foi José Carlos Brunoro, que foi contratado durante a Série B para uma consultoria, mas que não teve o vínculo renovado para o próximo ano.
Com a benção de Tite, Maurício Barbieri chega ao Goiás com a confiança do torcedor para sair do status de promissor para se tornar realidade. A expectativa da diretoria esmeraldina é essa. Por não manter uma base de uma temporada para outra, Barbieri tem missão complicadíssima.
Para conseguir ter sucesso no Goiás, Barbieri terá de colocar em ação todo o talento que foi tão elogiado antes de chegar a Goiânia.