Além de ser um dos melhores atacantes do futebol mundial, o brasileiro Vini Jr também é referência por sua atuação fora de campo. Protagonista na luta contra o racismo, o jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, por exemplo, tem um projeto social em que promove o desenvolvimento e a educação de crianças.

Como reconhecimento do trabalho no Instituto Vini Jr, portanto, o atacante recebeu o Prêmio Sócrates nesta segunda-feira (30), na cerimônia da Bola de Ouro 2023. Inaugurado no ano passado, quando o senegalês Sadio Mané ganhou, a premiação homenageia o ex-jogador Sócrates e premia jogadores que realizam projetos de causas sociais.

Orgulhoso da premiação, Vini Jr afirmou que “estou muito feliz de receber esse prêmio e de ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. É improvável que alguém de onde saí chegue aqui, e eu fico muito feliz de poder ajudar eles. Representar isso é muito gratificante para mim. É um sonho muito especial estar aqui”.

Criado em 2020, o Instituto Vini Jr se destaca, sobretudo, pelo processo inovador de ensino, desenvolvido em colaboração com escolas públicas. Nesse sentido, o projeto utiliza a tecnologia e o futebol como ferramentas para trazer conteúdos aos jovens. Além do bairro onde o jogador cresceu, também trabalha com instituições em diversos estados.

Leia mais

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 04 – Educação de qualidade; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.