(Foto: Divulgação) 

Em encontro no Palácio das Esmeraldas, o presidente Jair Bolsonaro deu sinal que pode assinar MP, na próxima semana, autorização que libera 30% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste (FC0) para que os estados da região possam realizar investimentos em infra-estrutura. Em entrevista, na manhã desta sexta-feira (31), Bolsonaro bricou com o governado Ronaldo Caiado: “Você é o pai da criança” 

“O Estado tem os seus problemas como o Brasil todo. O que tiver ao nosso alcance, estarei disposto a ajudar o Caiado. {Bolsonaro se dirige a Caiado} Quer falar sobre a sua proposta sobre a possível Medida Provisória, na semana que vem, sobre os fundos? Você é o pai da Criança!”, manifestou o presidente.

“Fiz uma exposição de motivos mostrando a necessidade de termos acesso aos fundos constitucionais para darmos a infraestrutura, mínima e necessária. O presidente foi sensível, chamou a assessoria jurídica e o ministro Onix Lorenzoni. Se Deus quiser seremos presenteados por esta Medida na próxima semana.”, declarou o governador.

O governador ainda estima os valores possíveis de serem buscados pela administração estadual junto ao FCO devem chegar até R$ 600 milhões. O texto é um referencial para negociação e implementação articulada de projetos de desenvolvimento do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, envolvendo todos os níveis de gestão.

No último dia 20, o governador Ronaldo Caiado garantiu, em resposta a questionamento da Sagres 730, que não vai acontecer com a Medida Provisória do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO) o mesmo que houve com o Plano Mansueto. Diferente do que ocorreu com o Plano de Equilíbrio Fiscal, o chamado Plano Mansueto, que foi elaborado pelo Ministério da Economia e, mesmo tendo acordo fechado com o governador, nunca foi enviado ao Congresso Nacional.

Os governadores tiveram a primeira grande vitória para liberar os recursos do fundo quando, em maio, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste autorizou, por unanimidade, que os estados utilizem até 30% do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para aplicar no desenvolvimento regional, caso Medida Provisória seja editada e aprovada.