O Brasil deve receber mais de 200 mil turistas alemães em 2024. Mas o número pode ser maior depois da escolha do país para o programa alemão que incentiva o turismo sustentável. A notícia foi compartilhada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) que havia lançado a candidatura do Brasil para o programa no ano passado.

O programa Plataforma Nacional do Turismo do Futuro é do Ministério de Assuntos Econômicos e Ação Climática Alemão (BMWK) e consiste, assim, em incentivar a visita dos alemães e europeus a destinos que não impactam negativamente o meio ambiente e o clima.

Impacto do turismo

Portanto, o Brasil agora faz parte dos locais que a Alemanha incentiva os seus habitantes a realizar viagens turísticas. A iniciativa do país europeu visa, portanto, mitigar o impacto do turista alemão em outros países e é por isso que a Embratur participa do programa. O memorando de entendimento entre as partes foi assinado durante a Feira Internacional de Berlim (ITB). O Brasil se candidatou ao programa na edição da feira do ano passado.

“Iniciamos o diálogo para que fôssemos o país escolhido para esse projeto há exatamente um ano, quando estivemos aqui na mesma feira ITB. Agora voltamos para o Brasil com essa grande notícia: a principal entidade de turismo da Alemanha, apoiada pelo governo federal, vai nos ajudar a trazer turistas para visitar os destinos sustentáveis de nosso país. Mais que isso, vão nos ajudar a acelerar o nosso processo de desenvolvimento de nossos serviços turísticos com foco na sustentabilidade”, celebrou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.   

Responsabilidade ambiental

A Embratur irá indicar os destinos que unem a diversão turística com a responsabilidade com o desenvolvimento sustentável e os de maior interesse do mercado internacional. Da parte de lá, o programa alemão já exige que os destinos turísticos sustentáveis sejam prioritários nos pacotes de venda das agências de viagens.

A Alemanha é o terceiro país da Europa que mais visita o Brasil, só perde para França e Portugal. Mais de 120 mil alemães estiveram aqui em 2022, e 158.582 turistas do país estiveram aqui em 2023. Os dados são da Polícia Federal e da Gerência de Dados da Embratur, que tem expectativa de 215.336 turistas alemães em 2024.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.

Leia mais: