Os manguezais são ecossistemas importantes para a biodiversidade e o clima. Por isso, o Brasil lançou na quarta-feira (5) o ProManguezal, que é um programa nacional de conservação e o uso sustentável dos manguezais do país.

O Brasil tem a segunda maior área de manguezais do mundo e eles são fonte de renda para cerca de 500 mil famílias de comunidades costeiras e conseguem armazenar até quatro vezes mais carbono do que florestas continentais. São conhecidos como berçários da vida marinha nos 700 mil hectares na Amazônia.

Então, o ProManguezal dará continuidade aos programas Projeto GEF Mangue e ao Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal (PAN Manguezal).

Construção com escuta

O Governo Federal construiu o ProManguezal com oficinas de escuta e com atividades de mais de uma década de trabalho com especialistas, governo, terceiro setor e outros parceiros. Marizélia Carlos Lopes é pescadora e participou das oficinas de escuta. Para ela, o programa é uma defesa de um espaço importante.

“A gente tem discutido, por exemplo, o quanto as mudanças climáticas nos afetam. Então, é um espaço de renovação de esperanças. Juntos vamos continuar fazendo a defesa de nossas vidas”, disse.

Morador da comunidade do Sucuriju, no Amapá, Fábio de Souza Vieira disse que os encontros proporcionam o conhecimento do que está acontecendo lá na ponta. “O que e quais são os impactos, principalmente agora que estão querendo extrair petróleo na costa do Amapá. A gente está muito preocupado”, contou.

Manguezais e crise climática

“Os manguezais são o ecossistema que mais estoca carbono na natureza, por isso é conhecido como carbono azul. Ou seja, se fomentarmos sua conservação e manutenção, garantiremos o mais potente sumidouro de carbono, ao mesmo tempo que serão beneficiadas as populações tradicionais que dependem dos manguezais para seu sustento”, afirmou Maurício Bianco, que apoiou o Ministério do Meio Ambiente nas oficinas de escuta.

O plano de uso sustentável dos manguezais contou com a participação de organizações que lutam pela proteção desse ecossistema e contra a crise climática. Os manguezais ocupam 150 mil quilômetros quadrados de território em todo o mundo, e funcionam como uma barreira natural contra tempestades e armazenam carbono.

Sua vegetação e solo lamoso retardam a decomposição da matéria orgânica, o que contribui com a estocagem de carbono. Portanto, a expectativa com o ProManguezal é que o Brasil seja um exemplo global de conservação desse ecossistema e que ao mesmo tempo aproveite o potencial econômico dos manguezais.

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.

Leia mais: