O VII Relatório Luz sobre a Agenda 2030 no Brasil indicou que o país não avançou em 95,8% das 169 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

A apresentação dos dados aconteceu nesta semana. A comparação é com o ano de 2015, quando foram lançados os 17 ODS do planeta. O documento é do GT (Grupo de Trabalho) da Agenda 2030.

Segundo o documento, das 169 metas, 102, o equivalente a 60,35% estão em retrocesso; 4 (8,28%) ameaçadas, 16 (9,46%) estagnadas. Por outro lado, 3 metas (1,77%) estão com progresso satisfatório.

O Brasil é um dos 193 países signatários do pacto global, assinado em 2015 na ONU, com o objetivo de diminuir as desigualdades.

O documento ressalta o impacto dos retrocessos, como em relação ao ODS 1 – Erradicação da pobreza, o empobrecimento da população e a restrição do acesso a serviços públicos.

Também houve intensificação de processo de desigualdade especialmente sobre mulheres, população negra, indígenas e grupos vulneráveis, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Quanto ao combate a fome, ligado ao ODS 2 (Fome Zero), o país recuou devido a intensificação da insegurança alimentar. Já em relação a Saúde, o relatório indicou que a redução do orçamento da área ameaçou a qualidade dos serviços. O tema integra o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).

Crise Energética e geração de emprego

Segundo o relatório, a crise hidroenergética de 2021 afetou fortemente a população brasileira, intensificada pelos impactos econômicos da pandemia e pela inflação nos preços dos combustíveis.

Já em relação a geração de empregos, a crise econômica impactada pela Covid-19 trouxe diferentes reflexos negativos, por conta do baixo crescimento da indústria nacional em 2022 (1,6%), menos de 50% alcançado em 2021 (4,5%), insuficiente para retornar a níveis pré-pandemia.

Relatório

82 especialistas de 41 instituições escreveram o relatório. O GT que avalia os avanços e retrocessos reúne 64 organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns, redes, universidades, fundações e federações brasileiras.

*Este conteúdo está alinhado aos  17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Leia outras notícias

PodFalar #250 | Mudam-se os discursos, fica o apagão; e a retirada das Forças Armadas