O mercado de carros eletrificados no Brasil está em ascensão, registrando um aumento significativo de 145% no primeiro trimestre de 2024, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No período de janeiro a março, as vendas alcançaram 36.090 unidades, marcando um novo recorde em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 14.786 vendas.

Este crescimento é impulsionado por diversos fatores, incluindo investimentos em infraestrutura de recarga, incentivos do programa governamental Mover e uma ampla variedade de modelos disponíveis, além de campanhas de divulgação realizadas pelas montadoras.

“O consumidor brasileiro gosta cada vez mais do veículo elétrico e dá preferência aos produtos mais modernos e sustentáveis”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse processo tende a se aprofundar, desde que o governo continue dando as sinalizações corretas, como tem dado até agora”, acrescentou o executivo.

“O resultado será o desenvolvimento de uma ampla cadeia produtiva e industrial associada ao transporte elétrico no Brasil e a consolidação da eletromobilidade como uma das rotas tecnológicas da descarbonização da economia”, concluiu Ricardo Bastos.

Plug-in

Os veículos leves elétricos plug-in, elétricos e híbridos lideraram o mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2024, totalizando 24.766 emplacamentos, representando 68% do total de carros eletrificados vendidos no período. Esse número é significativo, representando 5,1% das vendas totais de automóveis e comerciais leves no Brasil, segundo a Fenabrave.

Os carros elétricos 100% (BEV) apresentaram um aumento expressivo de 614% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 14.134 unidades vendidas. Enquanto isso, os híbridos plug-in (PHEV) registraram um crescimento de 114%, totalizando 10.632 veículos vendidos no primeiro trimestre.

Com esses números crescentes, a previsão da ABVE é que os veículos eletrificados possam alcançar 10% das vendas totais do setor automobilístico ainda neste ano. Os emplacamentos continuam concentrados principalmente na região Sudeste, liderados pelo estado de São Paulo, seguido pelo Distrito Federal e Rio de Janeiro, que juntos representam cerca de metade de todas as vendas de carros eletrificados no país.

Fonte: ABVE

No acumulado do 1º trimestre de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram eletrificados, foram:

  •  – BYD (14.939)
  • 2º – GWM (5.735)
  • 3º – Toyota (5.049)
  •  – CAOA Chery (2.127)
  •  – Volvo (1.606).

Já os cinco modelos mais emplacados no 1º trimestre de 2024 foram:

  •  – SONG PLUS GS DM / BYD (PHEV)
  • 2º – DOLPHIN GS 180 EV / BYD (BEV)
  • 3º – DOLPHIN MINI GS EV / BYD (BEV)
  • 4º – HAVAL H6 PREM / GWM (HEV)
  •  – SEAL AWD GS 590 EV / BYD (BEV)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia também: