O mercado de carros eletrificados no Brasil está em ascensão, registrando um aumento significativo de 145% no primeiro trimestre de 2024, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No período de janeiro a março, as vendas alcançaram 36.090 unidades, marcando um novo recorde em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 14.786 vendas.
Este crescimento é impulsionado por diversos fatores, incluindo investimentos em infraestrutura de recarga, incentivos do programa governamental Mover e uma ampla variedade de modelos disponíveis, além de campanhas de divulgação realizadas pelas montadoras.
“O consumidor brasileiro gosta cada vez mais do veículo elétrico e dá preferência aos produtos mais modernos e sustentáveis”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse processo tende a se aprofundar, desde que o governo continue dando as sinalizações corretas, como tem dado até agora”, acrescentou o executivo.
“O resultado será o desenvolvimento de uma ampla cadeia produtiva e industrial associada ao transporte elétrico no Brasil e a consolidação da eletromobilidade como uma das rotas tecnológicas da descarbonização da economia”, concluiu Ricardo Bastos.
Plug-in
Os veículos leves elétricos plug-in, elétricos e híbridos lideraram o mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2024, totalizando 24.766 emplacamentos, representando 68% do total de carros eletrificados vendidos no período. Esse número é significativo, representando 5,1% das vendas totais de automóveis e comerciais leves no Brasil, segundo a Fenabrave.
Os carros elétricos 100% (BEV) apresentaram um aumento expressivo de 614% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 14.134 unidades vendidas. Enquanto isso, os híbridos plug-in (PHEV) registraram um crescimento de 114%, totalizando 10.632 veículos vendidos no primeiro trimestre.
Com esses números crescentes, a previsão da ABVE é que os veículos eletrificados possam alcançar 10% das vendas totais do setor automobilístico ainda neste ano. Os emplacamentos continuam concentrados principalmente na região Sudeste, liderados pelo estado de São Paulo, seguido pelo Distrito Federal e Rio de Janeiro, que juntos representam cerca de metade de todas as vendas de carros eletrificados no país.
No acumulado do 1º trimestre de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram eletrificados, foram:
- 1º – BYD (14.939)
- 2º – GWM (5.735)
- 3º – Toyota (5.049)
- 4º – CAOA Chery (2.127)
- 5º – Volvo (1.606).
Já os cinco modelos mais emplacados no 1º trimestre de 2024 foram:
- 1º – SONG PLUS GS DM / BYD (PHEV)
- 2º – DOLPHIN GS 180 EV / BYD (BEV)
- 3º – DOLPHIN MINI GS EV / BYD (BEV)
- 4º – HAVAL H6 PREM / GWM (HEV)
- 5º – SEAL AWD GS 590 EV / BYD (BEV)
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Leia também: