Cerca de 417 kg de cascas de banana são gerados a cada tonelada de fruta processada. O fato motivou pesquisadores da Embrapa Instrumentação de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a desenvolverem um projeto para reduzir a quantidade de casas da fruta que são descartadas. Por isso, os pesquisadores resolveram transformar as cascas de banana em bioplástico.

A ideia aproveita os compostos bioativos da casca da banana. A fruta tem fenólico e pectina, compostos importantes para a produção de filmes biodegradáveis. Através dos compostos, os pesquisadores desenvolveram filmes bioplásticos com proteção contra a radiação ultravioleta (UV) e sem gerar novos resíduos.

Rodrigo Duarte Silva é engenheiro químico. A pesquisa faz parte de seu pós-doutorado e chega para ser opção de redução de resíduos e menor impacto ambiental. “O aproveitamento como filme bioplástico é uma oportunidade de valorizar este resíduo e diminuir o impacto ambiental associado ao uso de plásticos não biodegradáveis”, disse.

Novo plástico

O bioplástico produzido a partir da casca de banana poderá ser usado como embalagem. Mas apesar dos resultados positivos, os pesquisadores ainda querem melhorar as propriedades do filme do bioplástico. O objetivo do projeto é que o bioplástico seja produzido em escala piloto daqui a um ano e meio.

O novo plástico surge a partir do secamento das cascas, que depois são moídas e se tornam pó. Os pesquisadores fizeram um pré-tratamentos hidrotérmico, que é considerado ecológico. O material foi solubilizado em autoclave, na temperatura de 121 °C por 30 minutos. Assim, a casca de banana virou filme bioplástico.

“Tanto o pré-tratamento hidrotérmico como o pré-tratamento com ácido sulfúrico demonstraram ser eficazes para a preparação de filmes de cascas de banana. Embora tenhamos utilizado as cascas na forma de pó, o que oferece vantagens em termos de armazenamento e preservação da matéria-prima, é possível adaptar o processo para utilizar cascas úmidas, o que pode simplificá-lo ainda mais”, disse o pesquisador.

Vantagens da casca de banana

A casca de banana é aproveitada para outras coisas após o consumo da fruta. No caso do bioplástico, ele ajuda a contribuir para o combate ao desperdício de alimentos.

“Cascas de banana pré-tratadas hidrotermicamente surgem como uma biomassa promissora para produzir bioplásticos adequados para aplicações em embalagens de alimentos, por causa de suas ótimas propriedades antioxidantes e de superfície, podendo contribuir para a transição de uma bioeconomia circular,”explicou Henriette Azeredo, pesquisadora da Embrapa. 

O bioplástico se mostrou resistente à radiação ultravioleta, bloqueando mais de 98% na faixa UVA e 99,9% na faixa UVB e a radiação deteriora alimentos. Portanto, o uso do bioplástico ajudaria na proteção por sua função antioxidante.

*Com informações do portal CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: