O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS/IBGE) referentes ao ano de 2022. Na semana de referência da pesquisa, 10,9 milhões de jovens afirmaram que não estudavam e nem trabalhavam.

A situação gerou o termo “nem-nem” e é um desafio para a sociedade brasileira, pois atinge um a cada cinco jovens de 15 a 29 anos. As causas da situação nem-nem apontadas na pesquisa são diversas: cuidado de parentes, responsabilidades domésticas, gravidez, problemas de saúde, falta de trabalho na localidade onde mora. Confira mais informações no gráfico.

Leia mais: Aprendizagem é estímulo para jovens não caírem no “nem-nem”

Recorte da população nem-nem

A Síntese de Indicadores Sociais é a principal pesquisa anual do IBGE que demonstra as condições de vida da população brasileira. O estudo é publicado desde 1998. Assim, a realidade social detalhada nos dados mostra que 22,3% da população jovem está na situação nem-nem.

Conforme destacado no gráfico acima, as mulheres aparecem na frente dos homens em todos os percentuais. Do total do percentual, 43,3% eram mulheres pretas ou pardas; 24,3% eram homens pretos ou pardos; 20,1% eram mulheres brancas e 11,4% eram homens brancos. 

A maioria dos jovens sem trabalho e sem estudo eram pobres (61,2%). Assim, o percentual influencia na renda familiar, porque entre as moradias que representam as 10% mais pobres do país, metade dos moradores eram nem-nem. O mesmo percentual é de 7,1% nas moradias mais ricas.

Repense

A geração nem-nem é o tema do Repense da próxima segunda-feira, 11 de dezembro. Então, a repórter Palloma Rabêllo conversou com a jovem aprendiz da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), a Maria Fernanda Moreira, que contou que muitos colegas desistiram do estudo  para trabalhar. 

“Eu vejo que muitos jovens têm dificuldade em se posicionar no mercado de trabalho e sinto que não há uma inclusão desses jovens. Essas pessoas acabam não conseguindo ajudar em casa e não levam o estudo adiante por achar que não vai mudar em nada”, disse. A reportagem destaca a aprendizagem como um estímulo para os jovens não caírem na situação “nem-nem”.

A Arena Repense debate a preocupação dos jovens sem trabalho e sem estudo na segunda-feira (11), às 15h, na Sagres TV e no canal do Sistema Sagres no YouTube.

O tema deste texto aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS-08 Trabalho Decente e Crescimento Econômico e ODS-04 Educação de Qualidade.

Leia mais: