O  secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres nomeou a brasileira Najla Nassif Palma como defensora dos Direitos das Vítimas, na segunda-feira (4). O Escritório de Direitos das Vítimas é responsável pela defesa dos direitos e da dignidade das vítimas de exploração e abuso sexual em todo o mundo.

Nassif Palma tem 25 anos de experiência como promotora federal civil de crimes militares e violência contra a mulher. A brasileira então sucede a australiana Jane Connors, primeira pessoa que ocupou o cargo da ONU. Segundo comunicado da ONU, Nassif Palma chega ao cargo e com “sua visão holística guiará as iniciativas de prevenção e resposta das Nações Unidas, de modo a garantir que estas se mantenham centradas nas vítimas e eficazes”.

Por fim, o comunicado reforça o compromisso do Escritório para prevenir e dar respostas sobre esses crimes. Para isso, então, ele trabalha em conjunto com todas as entidades do Sistema das Nações Unidas, realizando inspeções e visitas para criar redes de apoio às vítimas.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: