O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou a chegada de mais 140 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. A informação foi divulgada durante inauguração do primeiro Ipasgo Clínicas especializado em saúde mental do Estado.

“Ontem a noite eu conversava com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, onde hoje a noite, provavelmente às 19h45, deverá chegar em São Paulo e irá para o Rio de Janeiro, a carga com dois milhões de vacinas da Oxford/AstraZeneca, ela será submetida a uma análise pela Anvisa e deverá ser distribuída no domingo ou na segunda-feira, chegando ao estado de Goiás 140 mil doses”, afirmou.

O Estado vacinará 140 mil pessoas, pois a segunda dose dessa vacina é aplicada depois de três meses (12 semanas), o que daria tempo de chegada de novas doses. A segunda dose da Coronavac tem de ser dada em menos tempo, a partir de 14 dias e até três semanas, por isso metade das vacinas chegadas (+91) tiveram de ser reservadas para o reforço.

Caiado ressaltou vai seguir os critérios do Plano Nacional de Imunização. “Vamos esgotar as exigências do primeiro grupo prioritário, que são idosos que estão dentro de casas de longa permanência, idosos acima de 80 anos e profissionais da saúde”, disse. Ronaldo Caiado reforçou que o Ministério Público entrará em ação para garantir o cumprimento dos critérios. “Não tem ninguém acima da lei, é preciso seguir todas as etapas”.

Goiás deve destinar 5% das doses da vacina para reserva técnica, com o objetivo de ajudar outros estados que tiverem em situação de colapso. “Goiás vai ceder 5% no estoque, para poder acudir aquele estado que tiverem uma situação mais delicada no ponto de vista de contaminação, então essa é uma reserva técnica que vai atingir Manaus, mas vai seguir de acordo com a necessidade de outros estados”, detalhou.