Caiado durante sabatina na FAEG. Foto: Samuel Straioto-Sagres On Line

O candidato ao governo de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), defendeu uma melhor estruturação na área de rodovias, energia elétrica, tecnologia, assistência rural e segurança. O governadoriável foi sabatinado nesta segunda-feira na Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG). Caiado disse que setor será ouvido na escolha do nome para o governo na área de agricultura e pecuária.

Emater

Em entrevista à Rádio Sagres 730, Ronaldo Caiado disse que é preciso fortalecer o papel da assistência rural, por meio da Emater, órgão estadual responsável por esta área. Caiado argumentou que o Estado precisa atuar no sentido de promover uma melhor organização de pequenos produtores.

O candidato do DEM destacou que o Estado precisa auxiliar os produtores rurais na venda e na aquisição de produtores, por meio de associações. Caiado reclamou que assentados estão sem energia elétrica.

“Como você tem hoje agricultores assentados há 10, 12 anos sem energia elétrica. Você vai cobrar o que desse cidadão? Montar associações para que eles possam comercializar, adquirir produtos, o mínimo de construção de cidadania junto ao pequeno agricultor, fazer com que o Estado chegue não para multa-los, mas para orientá-los, a presença do Estado em situação mais críticas. Eles desejam rodovia e segurança. Esse é um clamor generalizado dentro do setor”, afirmou.

Arranjos produtivos

Questionado sobre uma possível mudança em relação a arranjos produtivos no setor agropecuário, Ronaldo Caiado destacou que determinadas regiões não se alcançou um desenvolvimento em comparação com outras localidades. O candidato defende mais investimentos nestas áreas.

O governadoriável disse que pretende utilizar o chamado sistema S para que ações conjuntas possam ser realizadas em parceria com o Estado. Caiado ainda defendeu uma melhor estruturação de Seguro Rural para produtores.

“Goiás já é uma referência. Você tem regiões mais carentes que o desenvolvimento não chegou, que a tecnologia não chegou e este é o papel da Emater. O Sistema S terá um papel importante, e aqui na FAEG por exemplo, é responsável pelo sistema SENAR. Eu utilizarei enormemente o sistema SENAR. Farei plena junção, buscando trabalho conjunta para darmos melhores resultados para o campo”, explicou.

Segurança

Na área da Segurança Pública, Ronaldo Caiado, criticou a chamada Patrulha Rural do atual governo. O governadoriável disse que há falhas estruturais, como a falta de combustíveis em muitos casos. Ele disse que a “Patrulha Rural não foi nenhuma criação de Estado, mas foi um trabalho desenvolvido pela FAEG”.