(Foto: Divulgação)

O desafio do presidente Jair Bolsonaro de zerar os impostos federais sobre o preço dos combustíveis caso os Estados zerem o ICMS será o principal tema do 8º Fórum dos Governadores que acontecerá às 9h30 na sede do Banco do Brasil, em Brasília, nesta terça-feira (11). Este será o sexto encontro entre os governadores empossados há um ano. O primeiro ocorreu há um ano, em 19 de fevereiro.

Conforme o PodFalar #74 antecipou no sábado (8), o governador Ronaldo Caiado decidiu aproveitar o encontro para discutir com seus colegas a abertura de diálogo com o presidente Bolsonaro. Caiado discordou da carta assinada por 22 governadores, divulgada no dia em que o presidente fez o desafio, criticando a proposta. Ele acha que ninguém ganha nada com a polêmica e defende o diálogo.

Conforme a Sagres informou na sexta-feira (7), o governo de Goiás arrecadou R$ 4,158 bilhões com o ICMS de combustível em 2019. Isso representou 24,28% do total desse imposto arrecadado no ano, que foi de R$ 17,125 bilhões. Atualmente, 25% do custo dos combustíveis são com impostos federais e 75% com impostos estaduais.

Caiado defendia a redução da cobrança de ICMS sobre combustível quando era senador. O Estado cobra 30% de imposto sobre a média do preço litro apurada em um período de 15 dias. Como governador ele mudou de posição. Na sexta-feira ao ser questionado sobre o assunto, durante visita à Base Aérea de Anápolis, Caiado disse que se alguém abrir mão de receber salário ele reduz o imposto. Ele argumentou também que não sabia que a situação fiscal do Estado estava tão “dilapidada”.

Caiado tem mais duas agendas em Brasília nesta terça-feira. Às 14 horas ele participa da posse de Rogério Marinho como ministro do Desenvolvimento Regional e às 16 horas vai à audiência dos governadores com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.