O governador Ronaldo Caiado (DEM) irá se reunir com todos os prefeitos do estado na próxima semana. Entre os assuntos do encontro virtual está a busca pelo equilíbrio entre número de casos e leitos disponíveis para pacientes da Covid-19. Ontem (24), Goiás bateu recordes em quantidade de infectados e de mortes em 24 horas. O democrata já havia se reunido com os gestores municipais em maio.

Segundo o governo, Caiado convocou a reunião porque o Goiás entra, a partir de agora até o final de julho, no período mais crítico da pandemia, e são necessárias novas ações para que não faltem leitos de UTI à população. O governador lembrou as medidas duras tomadas em março, quando o estado se tornou o primeiro a entrar a adotar a quarentena como forma de evitar a disseminação do vírus, o que pode ter salvado cerca de 3 mil vida, segundo apontou recente estudo divulgado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

“É momento de todos refletirem e assumirem responsabilidades. Não adianta um prefeito fazer a tarefa de casa, e outro liberar tudo [comércio, festas etc.]. As ações têm que ser unânimes”, defendeu Caiado.

De acordo com o governador, se continuar como está, a média de mil casos por dia, alcançada nesta semana, pode dobrar.

Nesta quinta-feira (25), em entrevista à Sagres, a secretária municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, disse que a prefeitura irá manter abaixo de 90% a ocupação de leitos nas próximas duas semanas. O comércio na capital foi reaberto na última terça-feira (23).

Antes, apenas Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis possuíam leitos de UTI, segundo o governo. Agora, a rede estadual já conta atendimento aos pacientes goianos com Covid-19 também em Águas Lindas, Luziânia, Trindade, Porangatu e Catalão. Já está prevista, para os próximos dias, a abertura de unidades em Itumbiara, São Luís de Montes Belos, Formosa e Jataí.

De acordo com o painel da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), apenas os municípios de Novo Planalto, Guarinos, Uirapuru (no norte), Palestina de Goiás e Baliza (sudoeste) e Cristianópolis (sudeste) não possuem casos da doença.

A Prefeitura de Cristianópolis, no entanto, confirmou um caso de Covid-19 e um recuperado no município. Em nota, a SES-GO informa que “os números são dinâmicos e passíveis de mudanças após investigação mais detalhada de cada situação” e que os “boletins são elaborados a partir dos dados inseridos nos sistemas e-SUS VE e SIVEP Gripe, do Ministério da Saúde, pelas diversas instituições de saúde cadastradas no Estado, conforme endereço de residência informado pelos usuários”.

A reunião de Caiado com prefeitos será na próxima segunda-feira (29), a partir das 8h da manhã.