Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado, Tarcísio e Zema buscam cooptar bolsonarismo e protagonismo na oposição

Os governadores de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, principais pré-candidatos à presidência da República em 2026 e se encontraram, neste fim de semana. Romeu Zema (Novo), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (União Brasil), respectivamente, despontam como possíveis protagonistas na disputa pelo campo da oposição. E retomaram símbolos do discurso bolsonarista, derrotado por Lula (PT) em 2022, durante a abertura da 88ª Expozebu, em Uberaba.

Caiado foi o mais direto na tentativa de cooptar o apoio de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Em Goiás, eu deixei claro para as minhas forças de segurança: todos os meses no estado são verde e amarelo e não tem mês vermelho no meu estado. E não aceito invasão de propriedade rural. O combate deve ser firme a qualquer criminalidade”, discursou o goiano. Caiado ainda fez questão de lembrar da atuação pelo setor rural, que o levou a disputar a presidência em 1989.

“Essa casa aqui foi referência na luta que iniciamos em 1986 para garantir o direito proprietário na Constituição. Nós ganhamos a regra constitucional dentro do campo da democracia. É um direito inalienável”. Caiado ainda destacou avanços de Goiás na segurança rural. “Implantei a patrulha no campo que tem capacidade de resposta em menos de 48 horas, combate firme a qualquer criminalidade. É assim que se governa”, citou, em discursou de 12 minutos.

oposição caiado
Foto: Tarcísio de Freitas (esq.), Ronaldo Caiado e Zema posam para foto em Uberada. (Crédito: Hegon Corrêa/SECOM)

Oposição

Já Tarcísio afirmou que não se pode aceitar a narrativa de que o agro não é sustentável e disse que é intransigente “com à violação ao direito de propriedade”. “Não vamos transigir. Nós seremos duros para garantir o direito de propriedade. E aqueles que tentaram transigir no Estado de São Paulo estão presos nesse momento. E quem tentar vai ter o mesmo destino, a cadeia”, disse o governador de oposição.

Mineiro

Autor do discurso final da abertura da exposição no Triângulo Mineiro, o governador de Minas Gerais disse que há invasões de terra no estado, mas que são desfeitas rapidamente. “Entram uma ou duas pessoas e já são retiradas imediatamente”.

oposição nacional
Foto: Governadores retomam bolsonarismo e buscam protagonismo na oposição a Lula. (Cédito: Hegon Corrêa/SECOM)

Atenção

 Porque o problema é quando você tem dezenas, centenas de pessoas. Então a nossa Polícia Militar está atenta e o homem do campo aqui vai ficar aplicando seu tempo para produzir e não para vigiar a propriedade”, disse Zema.

Contexto

As declarações ocorrem em contexto de crescentes críticas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em virtude de ações pelo país nas últimas semanas. No Congresso, a Câmara decidiu instaurar uma CPI para investigar o movimento, que é aliado do presidente Lula.

Leia mais da Sagres em OFF:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.