A cidade de São Paulo registrou temperatura de 34,3°C na sexta-feira (15) e no município do Rio de Janeiro a sensação térmica deve chegar aos 50ºC neste fim de semana. No caso do calor paulista, então, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que é a  maior temperatura para um mês de março desde 2012 e que os 34,3°C é a maior temperatura registrada para este ano na cidade.

A Defesa Civil colocou a cidade de São Paulo em alerta, pois o município deve registrar altas temperaturas novamente neste sábado (16). Por lá, a mínima deve ser de 22°C e a máxima pode superar os 35°C. As temperaturas no Rio de Janeiro devem ser mais altas no domingo e na segunda-feira, com os termômetros perto de 40°C e as sensações térmicas superando os 50°C.

A previsão do Sistema Alerta Rio indica a presença de uma massa de ar quente sobre todo o estado e a previsão do Inmet é de alerta amarelo para o Rio de Janeiro inteiro. Assim, as temperaturas estarão 5º C acima da média por dois a três dias consecutivos. 

Cuidados com a saúde

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Vale ressaltar que alguns bairros do Rio já registraram sensação térmica de 57,5°C na sexta-feira (15). Por isso, então, a Secretaria Municipal de Saúde alertou a população para os cuidados com a saúde  e a hidratação. A SMS do Rio pediu atenção com a saúde de pessoas hipertensas, diabéticas e com insuficiência cardíaca. 

A preocupação não se dá apenas para este final de semana, mas pela nova onda de calor no país. A nova onda afeta Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar.

Leia mais: