Sagres em OFF
Rubens Salomão

Câmara derruba decretos de Lula que dão ‘voto de confiança’ a estatais de saneamento

A Câmara dos Deputados suspendeu na última noite os trechos principais dos decretos que atualizam a lei de regulação do saneamento básico. As canetadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) geraram insatisfação pessoal no presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e em parlamentares. Aliados e opositores reclamam das mudanças no Marco Regulatório do setor, aprovado ainda no mandato de Jair Bolsonaro (PL). O principal ponto de crítica é que a alteração não foi alvo de projeto de lei. O placar marcou 295 a 136 pela derrubada.

Na prática, a decisão suspende dois parágrafos dos decretos nº 11.467 e nº 11.466, de 5 de abril de 2023, mas a derrubada ainda precisa ser votada no Senado. O resultado foi considerado uma derrota para a base governista, que não conseguiu formar maioria, apesar dos esforços do líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE). Ele criticou publicamente os líderes de partidos que possuem ministérios e orientaram as suas bancadas a votar de maneira contrária ao decreto de Lula.

Parlamentares do MDB e do PSD, partidos que possuem cargos no primeiro escalão, votaram de acordo com os interesses da oposição, enquanto deputados do União Brasil debocharam da capacidade de articulação da equipe de Lula. A matéria precisa agora ser aprovada pelo Senado. Na assinatura dos decretos, o presidente defendeu “dar voto de confiança às empresas públicas” de saneamento. Já o governador Ronaldo Caiado (UB) apontava que os decretos eram “importantes para Goiás”, em referência à Saneago.

saneamento derrubada
Foto: Sessão da Câmara que derrubou trechos de decretos de Lula. (Crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Saneamento

Os decretos de Lula traziam dois pontos considerados questionáveis por parlamentares e especialistas do setor. A possibilidade de empresas estaduais prestarem o serviço em áreas metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões sem necessidade de licitação. Além da permissão para a regularização de contratos precários.

Vida nova

Pelos decretos, estatais como a Saneago poderiam renovar contratos junto a municípios sem a necessidade de concorrências públicas, que incluiriam empresas privadas. A brecha viria pela criação das chamadas microrregiões. “A Saneago passa a ter uma expectativa muito maior”, dizia Caiado durante evento em Brasília, no início de abril.

Ampliação

“Deixou de ser engessada nas ações, principalmente nos pequenos municípios e nas regiões mais vulneráveis, onde as maiores estruturas empresariais não têm interesse em fazer investimentos”, declarava o governador.

Como votam?

Apesar do apoio de Caiado à medida, a maioria da bancada federal goiana votou contra os decretos que alteram o Marco do Saneamento. Dos 17 eleitos por Goiás, oito votaram pela derrubada, quatro foram pela manutenção e outros cinco não votaram.

daniel e mendanha
Foto: Gustavo Mendanha se reuniu com Daniel Vilela no gabinete do governador em exercício. (Crédito: Divulgação)

Amizade política

Ronaldo Caiado tirou licença para viagem de descanso à França e o vice, Daniel Vilela (MDB), assumiu ontem o cargo de governador. A primeira agenda foi com o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que acertou a volta ao MDB.

Detalhe

O retorno está certo entre Daniel e Mendanha. Só falta agora conversa direta com o Caiado. Na saída da reunião, no gabinete do vice, Gustavo afirmou que a volta está “pavimentada”.

Relações

Os dois postaram textos que definem a reaproximação, depois do rompimento em 2021. “Estamos retomando nossa amizade antiga após um tempo dedicado a projetos opostos. Neste momento o que existe é a reconstrução do laço, as questões políticas serão definidas no momento oportuno”, escreveu Mendanha.

Breve!

“Oportunidade boa de dar prosseguimento às nossas conversas sobre política, o MDB e Goiás. Obrigado pela visita, Gustavo! E até breve!”, postou Daniel Vilela.

Foto: Deputado Rafael Gouveia durante sessão na Alego. (Crédito: Assessoria)

Reforma

Depois do atendimento ao PSD, com Francisco Júnior na Codego, Caiado contemplou ontem o Republicanos na administração. A escolha foi pelo ex-deputado estadual Rafael Gouveia, que passa a comandar a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Quem é?

Rafael Gouveia é produtor rural e deputado na última legislatura. Em 2022, buscou cadeira na Câmara Federal, sem sucesso. Antes, foi diretor de Fomento e Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia e assessor do Procon Goiânia.

Leia mais da Sagres em OFF:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.