Com o intuito de incentivar a população masculina a buscar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará, neste domingo (28), uma campanha para o atendimento de 500 homens.

Os pacientes, com idade entre 50 e 75 anos de idade, passarão por consulta médica com urologistas e farão exames de sangue (PSA) e clínico (toque retal), que, segundo o médico e chefe do Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas, Márcio Rodrigues, são fundamentais para a identificação de qualquer suspeita da doença.

Assista a entrevista a partir de 30 minutos:

“São homens que têm maior chance de ter câncer de próstata. Nesse exames poderemos detectar quais são as pessoas que têm suspeita maior para a doença e, eventualmente, prosseguir com uma investigação”, explica Márcio Rodrigues.

A ação, que faz parte da campanha Novembro Azul, também visa alertar a sociedade, especialmente os homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que afetam a saúde masculina.

“Esse homem que antecipa o diagnóstico, pega a doença em um estágio muito mais precoce. Então, a chance de ter cura nessa fase aumenta significativamente”, reforça o médico.

Márcio Rodrigues no SSA II com Rubens Salomão (Foto: Sagres TV)

Os pacientes que necessitarem de biópsia de próstata serão selecionados pelo serviço de Urologia do HC-UFG, de acordo com os resultados de PSA e/ou alteração no exame físico, e contactados pelo HC-UFG/Ebserh para procedimentos adicionais e acompanhamento com a equipe médica do serviço.

A campanha será realizada das 6h às 12h, no Bloco Ambulatorial (antigo prédio) do HC-UFG. O atendimento será iniciado às 7h, mediante senha, que será distribuída a partir das 6h. A entrada será pelo portão do SAMIS (próximo à entrada do Pronto Socorro, na Primeira Avenida) e os pacientes serão encaminhados para o Ambulatório A, onde inicialmente realizarão o exame PSA e, em seguida, passarão por consulta com o urologista e realização de exame de toque retal.

A iniciativa contará com a participação de professores e residentes do serviço, médicos urologistas voluntários, estudantes da Liga Acadêmica de Urologia da Faculdade de Medicina da UFG e de colaboradores do HC-UFG.

Para ser atendida, a pessoa deve apresentar um documento de identificação, como Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço atualizado. Para evitar aglomerações, poderão trazer acompanhantes somente pessoas debilitadas e com mais de 60 anos de idade.

Leia mais: