Com objetivo de proteger o Cerrado brasileiro, foi promovida uma campanha pela RPMM Global, em parceria com a rede de Sementes do Cerrado, para aumentar a conscientização das pessoas. Com o mote “Não há vacina para a mudança climática”, a campanha visa arrecadar fundos para manutenção de ações de restauração ecológica do bioma.
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A campanha foi iniciada há quase dois anos por meio de pesquisas, produção de materiais audiovisuais e conversas. Assim, surgiu a primeira plataforma da ação, a justgiven.com, utilizada principalmente pelos britânicos. Com isso, foi feito um trabalho de pesquisa para a versão do site para o público brasileiro. Assim, nasceu o bemfeitoria.com/restauraçãodocerradobrasileiro. No link, as pessoas têm acesso a um vídeo com dados compilados sobre o Cerrado.
Para o diretor de operações da RPMM Global, Raphael Collares, as ações precisam começar em casa. “Acredito que a preservação do meio ambiente não vem daquilo de “me esquece e me deixa ali”. Estamos em uma aldeia global que a cada dia se conecta mais e a cada dia vemos que precisamos mais da natureza do que ela precisa da gente. Temos que dar o exemplo em casa, como ter uma composteira, trazer ideias de reciclagem. É possível continuar o crescimento das cidades de uma forma sustentável”, disse.
O projeto ainda beneficia cerca de 100 famílias de coletores de sementes do Cerrado, que moram distante das cidades e tem o sustento único e exclusivo a partir da venda das sementes das florestas que ajudam a cuidar.
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Para 2022, Raphael acredita que o Brasil estará cada vez mais nos holofotes em virtude da riqueza de sua fauna e flora, que estão gravemente ameaçadas. Segundo o diretor de operações, chegou a hora de frear ações que degradam a natureza e repensar as atitudes para que biomas, como o Cerrado, não desapareçam.
Confira a entrevista na íntegra:
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