(Foto:Sagres On) 

As eleições estão próximas e o esporte também é tema para os candidatos. O candidato ao Governo de Goiás, Marcelo Lira, conversou com a reportagem da Rádio Sagres 730 sobre suas propostas ao incentivo ao esporte no estado. Marcelo representa o PCB nas eleições. O candidato respondeu questionamento sobre três temas: Fomentar o esporte, Centro de Excelência e o Estádio Serra Dourada.

FOMENTAÇÃO DO ESPORTE

“A prática de esporte no estado de Goiás vem sedo determinado pelos esportes de alto rendimento. Em vez de criar um tipo de prática educativa, uma das questões fundamentais é criar a secretaria de esporte e lazer, construir tipos de equipamentos esportivos, que contribuam para um tipo de atividade física que trabalhe com diversas concepções corporais. A ideia do desdobramento é tentar construir alternativa de acordo com a cultura do corpo”

CENTRO DE EXCELÊNCIA

“São questões importantes, mas distintas. Nós pensamos e temos como proposta manter esse espaço da ESEFEGO, até porque o governador que está hoje cumprindo a lógica marconista tem objetivo de desativá-la com o objetivo de atender aos especuladores imobiliários, pois é uma área supervalorizada. Ao mesmo tempo criar uma politica e canalizar os recursos do estado. Tem essa lógica desses alto empreendimentos. Nós não pensamos dessa maneira”

SERRA DOURADA

“Com relação ao Serra Dourada nós temos que avaliar o que de fato pode ser feito com espaço. É um espaço importante e tradicional no estado de Goiás. No entanto, ele está limitado a essa lógica de oferecer espaço aos clubes empresas. Temos que ampliar essa concepção. Temos que tentar utilizar esse espaço como uma forma de oferecer aos trabalhadores alternativas de esporte e lazer. Os jogos são uma forma de lazer e temos que pensar em uma forma de deselitização do esporte. Hoje dentro do clube empresa vemos claramente os trabalhadores sendo expulsos principalmente do futebol e estádios, devidos aos preços altíssimos que são cobrados. Impacto direto nos seus cotidianos. Tem que se avaliar a maneira que o Serra Dourada poderia ampliar as suas atividades e oferecer outros tipos de práticas esportivas. Ter outros tipos de forma de cultura e lazer. De fato aumentasse a qualidade de vida e lazer”