Faltando uma semana para a realização do 1° turno das eleições municipais, candidatos a prefeito e a vereador fazem “campanha suja”. Lamentavelmente lixo eleitoral já foi espalhado em pontos de Goiânia.

De acordo com o artigo 39, § 5º, III, da Lei 9.504/97, jogar lixo eleitoral nas ruas é crime.

Quem descumprir e espalhar propagandas pelas vias públicas, pode ser penalizado, com prisão de seis meses a um ano, que pode ser revertida em prestação de serviços à comunidade, além de multa de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

Quase todos os domingos tenho costume de ir à feira do Parque Atheneu, próximo ao ginásio de esportes. Há muitos anos faço isso, sempre com o objetivo de tomar uma garapa bem geladinha.

Caminhando pelas estreitas ruas do bairro, vi que além do precário asfalto e do costumeiro espaço apertado, havia algo que não estava na minha contínua cena dominical, ou seja, material de campanha dos candidatos espalhado pela rua.

Alguns postulantes a vagas nas Câmaras e Prefeituras de Goiânia e Aparecida fazem “campanha suja”, o que é lamentável.

Havia material das duas cidades, o Parque Atheneu pra quem não conhece fica no limite da capital e apenas uma avenida separa da cidade vizinha.

Cada vez que me aproximava da feira, maior era a quantidade de “santinhos”, panfletos e outros materiais de campanha.

Alguns itens certamente foram distribuídos pelos candidatos ou por seus cabos eleitorais e consequentemente as pessoas com tremenda falta de educação, bom senso e espírito público, jogaram o lixo pelas ruas.

Outros materiais foram simplesmente espalhados pelos cabos eleitorais na porta das casas das pessoas.

Nos dois casos, os candidatos estão errados. Se eles tratam as nossas ruas como um lixo, como deverá ser o tratamento caso sejam eleitos.

Denuncie

Minha opinião é a seguinte: quem joga lixo eleitoral na rua, não merece o meu voto, e penso que o seu também.

Sugiro você a denunciar à Justiça Eleitoral, por meio do aplicativo Pardal. Esse tipo de prática deve ser coibida.

Entendo que já um absurdo entregar material gráfico durante a pandemia da Covid-19, pelo risco de disseminação do vírus.

Além disso, os candidatos ainda contribuem para emporcalhar a cidade.