O projeto de capacitação on-line de conselheiros de direitos do idoso começou na última segunda-feira (06/12), em Goiás. A meta é formar gestores nos 246 municípios do estado. O projeto é realizado no âmbito do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Leia mais: “Nenhum vereador pode falar que não conhece o Plano Diretor”, afirma Cabo Senna

A proposta consiste em fomentar a criação de conselhos de direitos e fundos municipais, além de promover a capacitação de conselheiros e fortalecer a rede de proteção. “O Pacto Nacional nasceu de um diagnóstico realizado a partir de 2019, quando nós detectamos que dos 5,5 mil municípios, apenas 1,9 mil tinham conselhos. Nesse contexto, os fundos municipais eram praticamente inexistentes e foi constatada a ausência de capacitação de conselheiros. Dentro dessa proposta, e em parceria com 12 universidades de todo o Brasil, nós estamos realizando essas capacitações. Nossa sensação é de dever cumprido”, disse Antonio Costa, titular da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH).

Leia mais: Publicada medida provisória que cria o Programa Internet Brasil

Já o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, falou sobre o papel das instituições superiores de ensino. “Eu fiquei feliz que a secretaria faz parcerias com as universidades federais. Saber que essas instituições estão engajadas nessa iniciativa do ministério nos deixa muito satisfeitos. Essa é a função precípua da universidade, que consiste em servir a sociedade com o que tem de melhor: as pessoas, o conhecimento, os meios”, afirmou.