Os trabalhos da Comissão Especial de inquérito (CEI) da Enel têm início na Câmara Municipal nesta quinta-feira (20). Em entrevista à Sagres, o presidente da Comissão, vereador Mauro Rubem (PT), afirmou que o foco da CEI estará na prestação de serviços da empresa de energia em Goiânia.

“Nós queremos fazer essa CEI para concluir o quanto antes, com o objetivo de chegar ao que a sociedade espera, ao melhor serviço para a sociedade”, declarou o vereador, que explicou que uma CEI tem validade de 120 dias, com renovação de mais 120.

Ouça e entrevista completa:

Segundo Mauro Rubem, a CEI visa obter explicação para seis pontos específicos:

  • Qualidade do serviço prestado a sociedade;
  • Dificuldade em reparos quando necessário, diante da terceirização de serviços pela Enel;
  • Relação da Enel com seus prestadores terceirizados;
  • Estrutura da rede de distribuição de energia em Goiânia;
  • Se os valores cobrados pela Concessionária são justos, em relação ao serviço prestado;
  • Se o padrão de trabalho da empresa é o mesmo, em Goiânia, que nos outros estados do país que a Enel opera.

“O foco está nisso e faremos diversas ações, estudos, usar documentos, manter diálogo com TCE (Tribunal de Contas do Estado), Aneel. E, claro, teremos as oitivas, vamos ouvir pessoas, mas, por enquanto, não temos uma lista ainda”, detalhou.

Em 2019, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Questionado sobre a possibilidade da CEI da Câmara Municipal ser repetitiva diante disso, o vereador respondeu que não, pois a da Câmara vai focar na qualidade do serviços prestado, enquanto a da Alego focou na legalidade da privatização da CELG, quando a Enel se tornou a distribuidora de energia no Estado de Goiás.

Mauro Rubem também defendeu que os vereadores podem investigar a prestação de um serviço no município, mesmo que a empresa seja estadual ou nacional. “Nós não estamos aqui abraçando a responsabilidade de Assembleia Legislativa ou de Câmara Federal, mas nós não abriremos mão do nosso papel no município de Goiânia, visto que são serviços extremamente mal avaliados”.

O requerimento pela criação da CEI foi protocolado ainda em 23 de fevereiro, com 27 assinaturas, e a Mesa Diretora já publicou a autorização para funcionamento da Comissão, com a definição dos membros: Juarez Lopes (PDT), Ronilson Reis (Podemos), Leia Klebia (PSC), Leandro Senna (Republicanos), Geverson Abel (Avante) e Bruno Diniz (PRTB), além do autor do pedido, Mauro Rubem (PT).