Centenária, primeira igreja de Goiânia reúne tradição e fé

“Rezamos em latim porque é a língua da Igreja. Cantamos gregoriano porque é canto dos anjos, nos vestimos decentemente pois estamos indo ao evento mais importante de nossas vidas. As mulheres usam véu porque a igreja cobre tudo o que é mais sagrado. O padre não fica de costas para nós, ele está junto de nós, no mesmo sentido, na mesma direção, nos guiando até o Céu como outro Cristo exercendo a sua vocação.”

A primeira Igreja de Goiânia fica em Campinas, no mesmo endereço há 122 anos, desde 11 de agosto de 1901. A Capela São José, na Avenida Padre Wendell, é anterior à capital de Goiás e mantém a única missa em rito tradicional do Estado. Desde a reforma litúrgica do papa Paulo VI, em 1969, o Vaticano permite a liturgia nas línguas de cada país – o chamado rito novo. 

Assim, a Capela São José mantém o rito tridentino, com missas em latin, mulheres com véu e canto gregoriano, como explicou o padre Braulio Maria, em trecho repreoduzido na abertura desta reportagem. Segundo ele, a manutenção do rito “é a alma deste Apostolado!”.

(Foto: Rubens Salomão)

História

A Igreja de São José foi inaugurada pelos padres redentoristas e inicialmente recebeu o nome de Capela da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A antiga capela fazia parte do complexo de edifícios que compunham o Convento São José fundado pelos padres redentoristas alemães, construído entre os anos de 1895 e 1901. 

A construção original contava com 16 metros de comprimento e 8 metros de largura e edificação que introduziu a novidade da construção em alvenaria. A técnica ainda desconhecida na região, acostumada a construir com esteios de aroeira. 

Em outubro de 1982 a igreja foi tombada pelo Governo Estadual. Como bem cultural tombado, a Igreja de São José está sob proteção especial do Estado, protegida pelo Decreto 4993 de 31 de agosto de 1988. 

Atualmente, a propriedade da Capela continua com os Missionários Redentoristas de Goiás, mas a restauração e proteção cabem ao Governo do Estado de Goiás.

(Foto: Rubens Salomão)

Conheça!

Quem se interessa em conhecer o rito tridentino, além de toda a tradição e comunidade, pode acompanhar missas diárias na Capela São José, às 7h, 10h e 19h. As duas últimas com canto.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Rubens Salomão)

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.