Mentalidade verde em terra colorada! O SC Internacional lançou seu novo uniforme para a temporada 2023/2024 com tons de verde e cinza, mas isso não foi o que mais chamou atenção. O destaque foi a inspiração para o novo manto!

Isso porque o time do sul do país é conhecido por suas iniciativas sustentáveis e por ser a primeira equipe no Brasil com o Certificado de Gestão de Resíduos. A fornecedora do material esportivo do clube, a Adidas, afirma que a camisa é 100% feita de poliéster reciclado.

Sustentabilidade dentro e fora de campo

Contudo, a consciência ambiental do colorado não para por aí. No estádio Beira-Rio, metade da energia consumida provém de fontes limpas. A medida resulta em uma considerável redução de emissões de gás carbônico e fez com que deixasse de gerar cerca de mil toneladas da substância nos últimos três anos, segundo o Internacional.

Estádio Beira-Rio (Foto: Divulgação/Site Internacional)

A casa do Inter ainda conta com sistema de reaproveitamento da água das chuvas, recolhida pelas membranas da cobertura. Além disso, o time ainda conta com uma central de resíduos que são triados antes do envio para a destinação final.

O novo manto

A campanha de lançamento teve a participação de membros de uma cooperativa de catadores do bairro Cavalhada, responsáveis pelo recolhimento e reciclagem do lixo do estádio. De acordo com o clube, a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT) é, majoritariamente, composta por mulheres, convidadas para integrar a campanha.

Participaram ainda os jogadores Enner Valencia, Mauricio e Alan Patrick, do time masculino, e Alice Goedert, Analuyza França e Iasmin Nascimento, das Gurias Coloradas.

Terceira camisa do Inter para a temporada 2023/2024 (Foto: Adidas/Divulgação)
Terceira camisa do Inter para a temporada 2023/2024 tem sustentabilidade como inspiração (Foto: Adidas/Divulgação)

A Adidas relata que a nova camisa representa apenas uma das soluções para ajudar a acabar com os resíduos plásticos. Segundo a marca, eles têm ampliado a quantidade de materiais reciclados usados em sua linha de produtos no futebol. Dessa forma, até 2025, 90% dos produtos serão sustentáveis, seguindo o compromisso global da companhia em mudar vidas por meio do esporte.

Camisas ‘verdes’ pelo mundo

Outro clube que ‘vestiu a sustentabilidade’ nessa temporada foi o Atlético de Madri. O time da capital espanhola lançou um uniforme que valoriza o desenvolvimento sustentável em parceria com a fornecedora Nike.

O Atlético possui uma campanha chamada “Play Green. Atleti”, que consiste em um programa de projetos sustentáveis impulsionados pelo clube. A Nike também possui projetos de redução de resíduos e utilizou do terceiro uniforme do clube madrileno para a promoção da campanha.

Atlético de Madri lança camisa sustentável (Foto: Divulgação/ Atlético de Madri)
Atlético de Madri lança camisa em prol da sustentabilidade (Foto: Divulgação/ Atlético de Madri)

Pelo mundo da bola, existem diversos clubes com iniciativas de reciclagem, sustentabilidade e preservação, mas nenhum se equipara ao Forest Green Rovers. Além de ser reconhecido pelas Nações Unidas como o primeiro a se tornar neutro em carbono, hoje é considerado o primeiro (e único) time de futebol vegano.

Além disso, o veganismo, presente também nos uniformes, já fez com que fossem reaproveitados restos de bambu e até mesmo borras de café para a produção do material esportivo.

Forest Green Rovers é o time mais sustentável do mundo. (Foto: Forest Green/ Twitter)
Forest Green Rovers é o time mais sustentável do mundo. (Foto: Forest Green/ Twitter)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis; ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: