A China desenvolveu o primeiro trem sem trilhos da história, alimentado por energia renovável. O Autonomous Rail Rapid Transit da CRRC Corporation é uma solução autônoma que usa um sistema de detecção magnética do solo para se guiar sozinho.

A empresa garante que o sistema autônomo de detecção de pedestres e obstáculos na via é seguro. O professor José Roberto Cardoso, especialista em automação elétrica, diz que o trem é uma inovação na área de transporte e que é seguro.

“Ele é muito seguro. Se aproxima muito bem da plataforma, não deixa aqueles vãos enormes que dificultam entrar no veículo. É de fato uma tecnologia chinesa muito eficiente”explicou. O modelo chines funciona a combustão, mas também pode ser eletrificado pelo solo.

Energia renovável

José Roberto Cardoso destaca o potencial sustentável das novas tecnologias pensadas para o meio urbano. O mundo discute meios de acelerar a transição energética para energia renovável e o setor dos transportes tem grande participação para isso ocorrer nos próximos anos.

“A China é emblemática, ela pegou toda a cadeia de mobilidade e eletrificou, desde o patinete até o trem de altíssima velocidade. Foi uma opção do país, com investimentos pesados, mas que vai ter um retorno muito grande no futuro”, disse.

*Com informações do Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: