programa Educação desta semana chega com o tema “Avaliação da qualidade da educação brasileira”. A apresentadora Laila Melo busca a resposta com vários especialistas e em vários aspectos que envolvem a educação do país.

A jornalista recebe Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, mestra e doutoranda em Educação integrante da rede de pesquisa em qualidade da educação.

Elas vão falar por que é importante o Brasil avaliar a qualidade, como avaliar e garantir a qualidade do ensino no país, além de analisar se a educação está atendendo às necessidades dos estudantes brasileiros e preparando-os para o futuro.

A qualidade da educação é um fator fundamental para o desenvolvimento de um país. Avaliar o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino é essencial para identificar pontos de melhoria e direcionar políticas públicas voltadas. Nesse contexto, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) desempenha um papel crucial.

Testes educacionais

Testes educacionais brasileiros estão defasados em comparação com os internacionais. Outra ferramenta importante para a avaliação da qualidade da educação é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, pelo Inep, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Ainda que tenham suas limitações, o Ideb e o Saeb são instrumentos importantes de avaliação educacional, principalmente para as escolas. Mas, será que as instituições de ensino conseguem ler os dados e utilizá-los para pensar em intervenções?

O Educação ainda vai falar do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O estudo avalia 81 países nas áreas de matemática, leitura e ciências, com foco especial em uma das disciplinas a cada 3 anos. Na edição de 2022, a especialidade da vez era a matemática.

Nota pior

O Brasil está entre os 17 países com pior nota em matemática da OCDE. Nesta perspectiva, a campanha nacional pelo direito à educação, o Custo aluno-qualidade inicial (Caqi) mostra quanto deve ser investido ao ano por aluno de cada etapa e modalidade da educação básica.

E como medir a qualidade do ensino médio? Será que o Enem ainda cumpre seu intuito inicial de avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro a partir do desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica? E no ensino superior? O Enade funciona realmente como instrumento que consegue mostrar a verdadeira qualidade da educação superior no Brasil?

Um dos indicadores mais utilizados para refletir a qualidade da educação é o nível de financiamento no setor educacional. Mas, será que gastos elevados em educação é bom indicador de qualidade da educação?

Assista na TV 

Confira a sétima edição do programa Educação nesta segunda-feira (19), às 20h, na Sagres TV (Canal 26.1) ou no canal do Sistema Sagres no YouTube.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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