No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no último dia 9 de agosto, três cineastas indígenas mulheres lançaram o documentário “Nosso Modo de Lutar,” destacando a resistência e a luta dos povos originários do Brasil.
Produzido em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e a Rede Katahirine, o filme oferece uma perspectiva única e autêntica sobre as diversas formas de resistência dos povos indígenas em meio às constantes ameaças aos seus direitos e à sua existência.
Filmado durante a 20ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), o maior evento de mobilização indígena no Brasil, o documentário explora as histórias de 50 representantes de diferentes etnias, com um foco especial nas mulheres. “Nós mulheres podemos perceber muitas coisas que ninguém percebe”, destaca Vanuzia Pataxó, da Katahirine – Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas.
O público é transportado para o cotidiano do acampamento, onde vozes indígenas narram suas lutas e tradições, desde as reuniões e marchas até as expressões culturais, como cantos, danças e artesanato.
Diversidade
As cineastas Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó, da Katahirine – Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas, capturam não apenas a diversidade dos povos, mas também a importância das mulheres indígenas na preservação e na defesa de suas culturas e territórios. Como Vanuzia Pataxó ressalta, “as danças e os cantos são armas fundamentais da ação política.”
“A gente vê aqui que a mobilização é coletiva, não é separado, não é juventude, homens, mulheres. É uma luta coletiva entre crianças ao ancião”, avalia Francy Baniwa. O filme, lançado em uma data emblemática para os povos indígenas, convida o público a refletir sobre a importância da autodeterminação, comunicação e diversidade cultural, conforme assegurado pela Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
A Rede Katahirine, que significa “constelação” na língua Manchineri, busca fortalecer a produção audiovisual das mulheres indígenas, promovendo um espaço seguro e coletivo para narrativas que refletem suas visões de mundo e suas lutas. Ao apoiar iniciativas como o ISA, que há 30 anos defende os direitos dos povos indígenas e das populações tradicionais, você pode contribuir para a continuidade dessa luta.
Sinopse do documentário
O documentário “Nosso Modo de Lutar” é uma janela para a maior mobilização indígena do Brasil, onde os saberes e as tradições dos povos originários se revelam como formas únicas de resistência. Através das lentes de três cineastas indígenas, o público é convidado a vivenciar o Acampamento Terra Livre (ATL) e a compreender a profunda conexão entre cultura e luta na vida dos povos indígenas.
- Direção e imagens: Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó / Rede Katahirine
- Produção executiva: Tatiane Klein, Luiza de Souza Barros, Mariana Soares, Moreno Saraiva Martins e Luma Prado / ISA; Sophia Pinheiro, Mari Corrêa, Victoria Moawad / Instituto Catitu
- Montagem: Manoela Rabinovitch / Instituto Catitu
- Finalização: Cama Leão
- Realização: Instituto Socioambiental (ISA), Katahirine – Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas e Instituto Catitu
- Ano: 2024
- País: Brasil
- Duração: 15 min
- Apoio: Fundação Moore, União Europeia e Catholic Agency for Overseas Development (CAFOD)
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigualdades
Leia também: