No quarto episódio do Cinemateca Sagres Sessão Especial trazemos a educação indígena como ponto central a partir do documentário “Antes do Livro Didático, o Cocar”. A produção foi gravada nas cidades de Canguaretama e Goianinha, ambas de Rio Grande do Norte, e tem direção de Rodrigo César Cortez de Sena.
“Antes do Livro Didático, o Cocar” demonstra a importância de fazer com que crianças e adolescentes indígenas conheçam e se aprofundem na própria cultura e nos costumes de seu povo.
Os hábitos relacionados à cultura indígena são abordados na educação escolar dos Potiguara do Catu. Essa comunidade tem a única escola indígena reconhecida oficialmente no Rio Grande do Norte pelo Ministério da Educação (MEC). O idioma Tupinambá ou Tupi Antigo é apresentado como matéria para as crianças na escola indígena municipal João Lino Silva. O objetivo é levar reforço sociolinguístico aos alunos e fortalecer a identidade Potiguara do Catu.
O documentário “Antes do Livro, o Cocar” será apresentado na Sagres TV (Canal 26.1), neste sábado (25), a partir das 11h15.
Confira abaixo a data de exibição:
25 de junho – “Antes do livro didático, o Cocar” – RN
02 de julho – “Adolescer”- ES
09 de julho – “Terremoto” – MG
Os documentários apresentados no Cinemateca Sagres Sessão Especial são vencedores do edital “Conexão Juventudes”, realizado pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Brasil Audiovisual Independente (Bravi).
Os filmes que abordam temas relacionados à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4 Educação de Qualidade.