No Circula Roupas desta semana, Luciana Nunes destaca a coleção Energia. As peças foram criadas pela estilista Su Martins e desenvolvidas em parceria com 22 costureiras. Elas participaram de um curso de Aceleração para Costureiras realizado pela Enel. Parceira da iniciativa, a Sagres cedeu o espaço do programa Agir Sustentável.

Assista a seguir

As peças eram 100% algodão e iriam para o lixo. Luciana Nunes contou que o objetivo do projeto era treinar as costureiras e mostrar para elas o potencial de reaproveitamento dos tecidos. 

“Mostrar para elas tudo que era possível de ser feito com esse material e que elas conseguissem continuar depois do curso, reaproveitando esse material para produzir o que elas quiserem”, relatou.

O projeto social ofereceu capacitação em empreendedorismo. Além disso, as mulheres tiveram  aulas de gestão, modelagem, corte e costura com a estilista Su Martins, que é dona do Ateliê Salamandra do Fogo

A dona de casa Maria José da Silva participou do curso e se impressionou com o que fez ao lado das outras mulheres. “Eu olhava para uma calça dessas e falava que ia doar para uma pessoa que vai fazer uma pintura, vai trabalhar num serviço mais pesado. Eu nunca imaginei que com uma peça dessa poderia fazer outra peça e valorizar o tecido”, disse.

Coleção Energia

A estilista Su Martins e as costureiras fizeram 8 peças para a coleção Energia, que vai ganhar uma exposição na Lucidbag. As pessoas interessadas podem programar uma visita e conferir tudo de perto. A peças estarão disponíveis para encomenda a partir do dia 8 de outubro. 

A estilista destacou que as peças possuem modelagens inteligentes, que visam gerar o mínimo de resíduo no processo de confecção, corte e costura. “Geramos pouquíssimo resíduo e as modelagens são atemporais. Elas poderão ser usadas em qualquer lugar, por qualquer pessoa, que ela não é datada”, pontuou.

1 – Chemise desenvolvido todo a partir de camisas que fazem parte dos EPIs da Enel.

2 – Cropped desenvolvido com retalhos da mesma camisa do chemise. Partes do cropped foram feitas com os colarinhos, que são as menores partes.

3 – Calça em jeans. Com poucas intervenções, as fitas refletivas foram retiradas e acrescentou-se um bolso cargo, para dar uma cara mais moderna.

4 – Essa bolsa é mais sofisticada, serve para um passeio, para o trabalho e para viagens curtas. Ela foi feita com duas calças jeans e o zíper das jaquetas também foi usado .

Para saber mais informações, acompanhe pelas redes sociais da Lucidbag.

Confira edições anteriores: