Já pensou em participar de um Clube de Leitura de Histórias em Quadrinhos? Se sim, esse é o momento, pois a Biblioteca Pio Vargas, junto com o acervo Infantil e Juvenil Gibiteca Jorge Braga, tem um grupo para os apaixonados por HQs.

A coordenadora das Bibliotecas, Keyla de Faria,  explica que o clube surgiu para cumprir a função social, educacional e cultural que a biblioteca tem na formação das pessoas.

“Esse tipo de leitura é um facilitador, pois trabalha tanto a imagem quanto o texto para jovens. Para quem é um leitor iniciante as histórias em quadrinhos é uma porta de entrada para esse universo da leitura”, explica.

Faixa etária

A coordenadora conta que no primeiro momento o clube de leitura é para jovens a partir de 16 anos. “Percebemos que os alunos de colégios ao entorno da biblioteca que possuem estudantes que ficam aqui na praça estão nessa faixa etária. O que não quer dizer que se um jovem de 14 ou 15 anos quiser participar não poderá, a biblioteca é pública e é para todos” pontua.

A ideia é que com o passar do tempo surja um grupo de leitura para crianças e pré-adolescentes.

A mediação será feita pela bibliotecária Any Serpa Borges e por Ícaro Malveira. Any é mestranda em Ensino na Educação Básica, com graduação em Biblioteconomia. Também é especialista em Gestão de Arquivos, com pós-graduação em Análise de Dados e Big Data.

Ícaro é doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás e mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Ele atua em pesquisas de zines, publicações experimentais, histórias em quadrinhos, ilustração, livro de artista, ações na cidade, literatura, escrita criativa e gamearte.

Comunidade e biblioteca

Keyla ressalta que é importante que a comunidade se apropria desse patrimônio que a biblioteca.

“É um convite para as pessoas ocuparem esses espaços que tem o cunho social, educacional e cultural que é feito para comunidade e esses locais estão esperando a participação das pessoas”, finaliza.

Para participar do clube não é preciso pagar nada, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever neste link. O clube se reunirá a cada 15 dias, na segunda e última terça-feira de cada mês. São 16 vagas disponíveis para cada encontro.

Leia mais: