Os maiores times das Américas estão se unindo e discutindo uma possibilidade real de fundar uma associação de clubes para defender os interesses dos mesmos perante às federações internacionais. O projeto está adiantado e até já nomeia como American Club Association (ACA), o possível órgão nascente dessa união. Encabeçam as tratativas Palmeiras, Corinthians, Boca Junior-ARG e River Plate-ARG.

A ideia é abranger os maiores clubes das América e as conversas estão em próspero andamento com alguns times do Chile, Argentina, Uruguai, Estados Unidos e México. No Brasil, as tratativas envolvem Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional e Grêmio. Sete desses times já assinaram o dossiê inicial de fundação da ACA.

Na Argentina, foram convidados Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing Club, Estudiantes, San Lorenzo, Lanús, Newell’s Old Boys, Vélez Sarsfield e Arsenal. Todos já sinalizaram positivamente quanto ao acordo. No Uruguai se unem à lista Peñarol, Nacional e Danúbio. Os três, porém, ainda discutem algumas medidas para adentrarem de cabeça no projeto. Clubes do Chile, México e Estados Unidos serão incluídos posteriormente.

Entre as medidas, a mais chamativa é a que indica para uma criação de um torneio intercontinental entre clubes da América do Sul e também da América do Norte, incluindo times mexicanos e estadunidenses. Alguns clubes não concordaram como a ideia por ela “acabar com o romantismo” da Copa Libertadores da América, que atualmente exclui times dos Estados Unidos e incluem apenas alguns mexicanos.

Outro fato ainda em discussão é o desenvolvimento e consolidação de um Código de Ética para reger as condutas desportivas e financeiras dos clubes. Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos ainda sugeriram estipular um teto salarial a ser cumprido pelos times participantes, para evitar disparidades e comprometimento da saúde financeira dos clubes. Fato que atualmente é alvo de muitas discussões no mundo do futebol.

Caso seja confirmada a ideia, uma união de 12 clubes brasileiros protocolariam a fundação da ACA e seriam tidos como os fundadores da associação, com sede em São Paulo. Os demais clubes da América seriam integrantes da associação, podendo englobar também outros clubes do Brasil e até da Série B. A informações foram obtidas pelo ESPN.COM.BR, que teve acesso aos documentos de reuniões entre os clubes para discutir o assunto.