Após reunião realizada nesta terça-feira (03), o Centro de Operações de Emergências de Goiânia liberou brinquedoteca em bares e restaurantes, além de utilização de práticas esportivas para menores de 12 anos.

O superintendente de Vigilância em Saúde da capital, Yves Mauro Ternes, informou quais são as normas para o funcionamento desses locais.

“Foram deliberados assuntos relacionados a três pontos, o primeiro deles é a reabertura de brinquedoteca em bares e restaurantes. Dentre os pontos do protocolo aprovado está a capacidade de 30% da brinquedoteca, a presença de um colaborador para cada três crianças, o uso de álcool gel na entrada da brinquedoteca”, afirmou.

“Outro ponto foi a utilização de quadras poliesportivas e campos em condomínios residenciais e demais áreas aqui na capital. Em relação aos condomínios residenciais também foi deliberado a consulta entre os condôminos de um horário diferenciado para pessoas acima de 50 anos e com comorbidades para usar esses espaços, como academias de ginástica. Caso o condômino não se sinta confortável em usar esses horário diferenciado, ele também pode frequentar o estabelecimento juntamente com outras pessoas”, concluiu.

Sobre as práticas esportivas para as crianças, Yves Mauro Ternes, salientou que, “foi deliberado também a realização de práticas esportivas para menores de 12 anos, dentre os pontos estabelecidos, a atividade deve ser ao ar livre. Estão proibidas as artes marciais e lutas. Então para as crianças menores de 12 anos, fica estabelecido 50% da capacidade do estabelecimento e as atividades ao ar livre”, finalizou.

Uma nota técnica regulamentando as deliberações da reunião, deve ser divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana.